Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Economia

Carro mais barato termina em 30 dias, informa presidente da Anfavea

Carro mais barato termina em 30 dias, informa presidente da Anfavea

(Imagem: Leo Lara/Studio Cerri)

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, disse nesta quarta-feira (14/6), durante evento sobre a eletrificação da frota de veículos brasileira, que não está em discussão uma renovação do programa do governo federal para estímulo ao setor. Ele previu, aliás, que a iniciativa deve durar 30 dias, quando se esgotará o valor do incentivo.

“Todos os recursos devem atender em torno de 100 a 110 mil unidades (de veículos vendidos). Talvez em um mês acabem esses recursos e não está em discussão a sua renovação. Neste momento estamos trabalhando com um horizonte de 30 a 35 dias para atender essa demanda, que já está encaminhada. Provavelmente no início de julho esse recurso deve acabar.”

Taxa de juros

Para a Anfavea, trata-se de um programa de curto prazo e os R$ 500 milhões propostos pelo governo devem acabar em um mês em decorrência da procura. “Tem ocorrido uma corrida pela compra do carro”, apontou Leite. Ainda segundo ele, o que o setor realmente precisa é de uma queda na taxa de juros. “Os juros têm sido prioritários, uma verdadeira guerra nos últimos meses. Juros e a oferta maior de crédito. Nós acreditamos e desejamos que os juros baixem nas próximas reuniões do Copom”, apontou.

Questionado sobre o pedido da empresária Luiza Trajano, que em um evento pediu ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela queda na taxa básica de juros, Leite brincou que também o faria. “Ela disse que telefonaria para ele algumas dezenas de vezes, eu vou pegar o telefone dele com ela para ligar também”, comentou.

*Correio Braziliense