Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Situada a menos de 20 km de Goiânia, Senador Canedo (GO) foi a cidade com mais de 100 mil habitantes com o maior avanço populacional nos últimos 12 anos. Sede de um complexo petroquímico da Petrobras, o município tem 155.635 moradores, número 84,3% maior do que os 84.443 que viviam no local em 2010.
O percentual corresponde a uma aceleração em relação ao avanço de 59% registrado entre 2000 e 2010. No entanto, é inferior ao salto apurado na década anterior, quando a população de Senador Canedo mais do que dobrou (+122,2%) ao aumentar de 23.904 para 53.105 habitantes.
Com os números apresentados pelo Censo Demográfico, apurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é possível constatar que a população da cidade quase triplicou (+193%) desde o início deste século.
Com apenas 34 anos de existência, o município tem um crescimento populacional meteórico desde sua emancipação, em 1989. O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, atribui o movimento à localização estratégica e a cordialidade dos moradores da cidade.
"A cidade tem crescido de maneira meteórica. É um local muito acolhedor, colado na capital. Temos ferrovias, estamos situados ao lado do aeroporto e de shoppings da área nobre de Goiânia e nos tornamos sede de muitas empresas grandes. Tudo isso atraiu muitos jovens para cá”, afirma Pellozo.
“A grande maioria de Senador Canedo é formada por pessoas que vieram de fora, principalmente do Nordeste e de Goiânia. Até 1991, Senador Canedo era zona rural. Hoje, a taxa de urbanização é de 99%. [...] Quem vive por aqui sente a evolução na pele”, ressalta o prefeito.
No campo econômico, o município com o maior crescimento populacional do Brasil movimentava R$ 3,8 bilhões em 2020, de acordo com o IBGE. O PIB (Produto Interno Bruto) per capita (por habitante) de Senador Canedo era de R$ 32.428,11 naquele ano.
O avanço populacional, no entanto, ainda não reflete a situação do mercado de trabalho na cidade, onde o estoque total de vagas com carteira assinada corresponde a apenas 10,4% (16.126) da população local. Pellozo, no entanto, afirma que a situação de cidade-dormitório de Senador Canedo ficou no passado.
Sobre a utilização das verbas maiores que chegarão à cidade com a evolução do número de habitantes, Pellozo prevê que a arrecadação vai crescer e proporcionar novos investimentos. “Vamos inaugurar um hospital público e, com a implementação do novo plano-diretor, atrair e aumentar a quantidade de condomínios de alto padrão na nossa cidade”, estima o prefeito.
De acordo com o prefeito, a estrutura da Petrobras, inaugurada em 1998, foi determinante para o avanço populacional por ter permitido que a cidade aumentasse a arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e, consequentemente, ampliasse a infraestrutura da cidade. São 235 empregos diretos gerados na unidade.
O complexo petroquímico da Petrobras instalado na cidade é responsável pelo armazenamento e distribuição de óleo diesel, gasolina, querosene de aviação e gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha, para companhias distribuidoras da região.
De acordo com a Transpetro, há sete tanques na unidade com capacidade de armazenar 90 milhões de litros de óleo diesel e 25 milhões de litros de gasolina. "Está prevista a entrada de mais um tanque em operação em meados de 2025, cuja capacidade será de 20 milhões de litros", segundo a empresa. No ano passado, o terminal transportou 7,1 bilhões de litros de combustíveis.
Além do complexo da Petrobras, a cidade também abriga unidades das gigantes Ultragaz e JBS Friboí. Sol Bebidas, Jaepel Papéis e Embalagens, Tescan e Tecnomont também movimentam a indústria da cidade.
*R7