Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 14 de dezembro de 2024

Economia

Governo de Alagoas promove feira que deve atrair público de 10 mil pessoas no final de semana

Governo de Alagoas promove feira que deve atrair público de 10 mil pessoas no final de semana

(Imagem: Assessoria )

A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária teve início nesta sexta-feira (29), no estacionamento do Maceió Shopping, celebrando a diversidade da produção da agricultura familiar e dos empreendimentos da economia solidária. O evento é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio das secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), e segue até o próximo domingo (1º), com a expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes durante os três dias de evento.

Com apoio da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste, a feira reúne mais de 100 produtos diferentes da agricultura, do artesanato local e demais segmentos da economia solidária. A programação conta, ainda, com rodas de conversas e apresentações artísticas.

Durante a abertura oficial da feira, a secretária da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, destacou as ações do Governo do Estado para o fortalecimento dos agricultores familiares, pontuando que a feira é uma celebração das conquistas do setor ao longo de 2024.

“O governador Paulo Dantas tem a agricultura familiar como uma das prioridades da gestão. Este é o primeiro ano de realização da feira, mas sabemos que ela irá crescer e trazer bons frutos para todos os agricultores. Em 2025, vamos realizar o Circuito Regional das Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, percorrendo nove regiões do estado, finalizando com a segunda edição deste grande evento, aqui em Maceió”, afirmou a gestora da Seagri.

Com representação de 24 municípios alagoanos, além da vitrine de comercialização para as produções das cooperativas, associações e grupos de agricultores familiares e demais segmentos da economia solidária, a abertura contou com a discussão sobre “O papel das mulheres na agricultura familiar: avanços e desafios” e sobre a “Juventude e economia solidária: potencialidades e futuro”. O encerramento do dia ficou por conta do cantor Luís Morall.

Para o secretário Executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, a feira é uma oportunidade para a economia solidária, o cooperativismo de apresentar os produtos aos alagoanos, comercializar e escoar essa produção. “Em um momento de grande procura no shopping, em um dia de grandes promoções e no primeiro e final de semana de compras de Natal, trazer os produtos das cooperativas, dos empreendimentos de economia solidária é uma oportunidade de gerar renda, de gerar a oportunidade de trabalho para as pessoas que produzem. E para a sociedade, é a oportunidade de comprar direto do produtor, de conhecer um pouco dessas experiências que movimentam a economia, conhecer que uma outra economia acontece na vida dos municípios, através das cooperativas, das associações e dos empreendimentos solidários. E poder se conectar com isso e comprar”.

Sobre a feira

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária faz parte do Circuito Nordestino, formado por feiras realizadas em todos os estados da região. A realização da feira também conta com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte, com apoio das secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e da Cultura e da Economia Criativa (Secult), Maceió Shopping e Sebrae Alagoas, além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.

*Ascom Seagri