Sexta-Feira, 04 de abril de 2025
Sexta-Feira, 04 de abril de 2025
O contribuinte precisa guardar os documentos que foram utilizados para preencher a declaração do Imposto de Renda 2023. A orientação, dizem especialistas, é que esses dados sejam mantidos em bom estado de conservação por, pelo menos, cinco anos a partir da data de entrega.
Segundo o coordenador adjunto do curso de ciências contábeis do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Deypson Carvalho, essa documentação é o que sustenta os registros feitos pelo contribuinte e deve estar disponível para uma eventual prestação de contas ao Fisco.
"Dessa forma, todos os comprovantes relativos aos rendimentos recebidos e pagamentos efetuados pelo próprio contribuinte ou atrelados aos seus dependentes devem ser guardados à disposição da Secretaria Especial da Receita Federal, até que ocorra a prescrição dos créditos tributários a que [esses documentos] se refiram", disse.
Vale pontuar que, normalmente, o Fisco demora cerca de três meses para processar as declarações de Imposto de Renda. Ainda assim, o prazo oficial que a Receita tem para fazer isso é de cinco anos – por isso, esse é o prazo ideal para que os documentos fiquem guardados.
Além disso, também é preciso guardar:
*G1