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Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Economia

Maceió: Mais de 400 consumidores buscaram a Defensoria Pública para renegociar dívidas

Maceió: Mais de 400 consumidores buscaram a Defensoria Pública para renegociar dívidas

(Imagem: Assessoria )

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) encerrou a participação no mutirão “Renegocia!” com mais de 400 atendimentos voltados aos consumidores com dívidas em instituições financeiras, empréstimos, cartões de crédito, lojas e empresas de serviços essenciais (água e energia elétrica). Conforme o relatório de atendimento apresentado nesta segunda-feira, 21, os atendimentos foram conduzidos pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), sob a coordenação da Defensora Pública Norma Negrão e toda a equipe.

Ainda de acordo com o documento, os atendimentos realizados pela Defensoria Pública de Alagoas foram de forma individualizada a cada consumidor, com a oferta de orientação jurídica e financeira, análise da situação financeira, informações sobre como evitar dívidas e saber lidar com o dinheiro e as diversas formas de crédito.

Além do mais, a Instituição também atuou na conciliação entre os consumidores e seus credores, objetivando garantir aos consumidores assistidos pela Defensoria Pública a oportunidade de reorganizar suas vidas financeiras, trazer segurança ao consumidor no momento de quitar seus débitos.

“Durante o mutirão, a Instituição assegurou ao consumidor a sensação de segurança no momento da negociação. Auxiliando na oferta da melhor proposta de acordo com seu orçamento, compatível com sua dignidade e seu mínimo existencial. Em nenhum momento foi permitido que o consumidor arcasse com dívidas inexigíveis ou qualquer outra situação que demonstrasse abusividade da cobrança”, explicou a Defensora Pública Norma Negrão.

O Mutirão Renegocia! aconteceu entre os dias 24 de julho e 11 de agosto, com o objetivo de promover acordos para a limpeza do nome de consumidores com dívidas e com dificuldade em resolver seus problemas financeiros. O evento fez parte das ações do programa Desenrola, do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e contou com a atuação da Defensoria Pública alagoana.

*Assessoria