Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Economia

Ministro Renan Filho afirma que quer fechar ano com 1,5 milhão de empregos criados

Ministro Renan Filho afirma que quer fechar ano com 1,5 milhão de empregos criados

(Imagem: Reprodução Youtube)

O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse nesta 2ª feira (3.jul.2023) que o governo quer alcançar a marca de 1,5 milhão de empregos criados no país até o final do ano. O ministro celebrou a marca de 700 mil empregos criados no 1º semestre e atribuiu esse número ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em aumentar os investimentos no país.

“O Brasil já gerou mais de 700 mil empregos esse ano e, continuado esse ritmo, vamos gerar 1,5 milhão de empregos para o povo brasileiro no 1º ano de governo do presidente Lula”, disse Renan Filho em discurso realizado na cerimônia inaugural das obras do lote 1 da Fiol (Ferrovia Oeste-Leste), em Ilhéus (BA).

Segundo Renan Filho, as obras de expansão da malha ferroviária no país são uma das principais fontes geradoras de emprego no Brasil. Em seu discurso, o ministro afirmou que o país pode superar 20.000 empregos na construção de malhas de ferro com os projetos da Fiol, da  Transnordestina e da Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste).

Os dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados em junho, corroboram a fala de Renan Filho. Segundo o último balanço, foram abertos 865,4 mil postos de trabalho de janeiro a maio deste ano. Leia a íntegra do relatório (1 MB).

FERROVIA OESTE-LESTE

Durante a cerimônia, foi assinado o termo de compromisso para a construção de 127 km do lote 1 da Fiol. O investimento para esse trecho da ferrovia é de R$ 1,1 bilhão.

O lote 1 da Fiol está sendo construído pela Bamin, que tem a concessão do trecho 1. Ao todo, o trecho terá 537 km de extensão, conectando o litoral da Bahia à cidade de Caetité (BA).

Já o trecho 2, entre Caetité e Barreiras (BA), já está com as obras em andamento pelo governo através da Infra SA, estatal criada a partir da fusão da Valec com a EPL. O trecho 3 ficará dentro do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Quando finalizada, a Fiol vai conectar o Porto de Ilhéus a Goiás, passando por importantes regiões produtoras de grãos e jazidas minerais.

“Essa ferrovia vai inserir o Estado da Bahia na estratégia de desenvolvimento nacional deste país”, afirmou Renan Filho.

*Poder360