Quarta-Feira, 13 de agosto de 2025
Quarta-Feira, 13 de agosto de 2025
Empresas de todos os portes, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs), que quiserem começar a receber pagamentos por meio do PIX Automático precisam contratar esse serviço no banco ou instituição financeira de sua preferência.
A nova ferramenta funciona como uma alternativa ao débito automático tradicional, normalmente usado apenas por empresas maiores.
Agora, pequenos empreendedores — como o dono de uma academia de bairro ou uma professora particular — também poderão agendar o recebimento mensal de seus clientes de forma automática.
Para o consumidor, a configuração é gratuita. A partir de segunda-feira (16), todos os bancos e instituições financeiras serão obrigados a permitir que seus clientes façam pagamentos por meio do PIX Automático — desde que a empresa prestadora do serviço (escola, academia, etc) ofereça essa opção.
Já disponibilizar o serviço para que empresas recebam pela modalidade será opcional. Em alguns bancos, a contratação já está disponível.
Veja abaixo como aderir nas principais instituições do país. E entenda, também:
▶️ BANCO DO BRASIL: Empresas clientes do BB já podem contratar o PIX Automático e receber dessa forma dos pagadores que têm conta no banco. Para receber de clientes de outras instituições, o sistema começa a funcionar no dia 16 de junho.
Por enquanto, a contratação do serviço deve ser feita nas agências do BB, mas em breve também estará disponível nos canais digitais, segundo o banco.
▶️ CAIXA: O PIX Automático estará disponível para empresas e pessoas físicas a partir de 16 de junho, como previsto pelo BC. A contratação poderá ser feita pelo app ou nas agências, e o custo do serviço será informado no momento da adesão.
▶️ ITAÚ UNIBANCO: O início da operação do PIX Automático também será no dia 16 de junho. No entanto, o banco destacou que oferece desde o começo do ano uma ferramenta similar, de pagamentos recorrentes com PIX, que funciona entre clientes pagadores e recebedores Itaú.
Para aderir ao PIX Automático, a partir do dia 16, as empresas deverão entrar em contato com o seu gerente da conta.
▶️ SANTANDER: Desde novembro, a ferramenta está disponível para pagadores e recebedores que são clientes do banco.
Além disso, desde abril, o Santander disponibiliza um ambiente de desenvolvimento para que empresas clientes do banco realizem testes do PIX Automático com pagamentos interbancários, e isso estará disponível a partir do dia 16 de junho. A contratação pode ser feita pelo Internet Banking Empresas (IBE), no menu "PIX".
▶️ BRADESCO: O serviço já está disponível para empresas correntistas que utilizam o Bradesco para receber pagamentos de seus clientes também correntistas do banco. Caso o pagador seja cliente de outra instituição financeira, o serviço ficará disponível em 16 de junho, seguindo o cronograma do Banco Central.
Empresas interessadas em receber pagamentos via Pix Automático devem entrar em contato com seu gerente Bradesco para ativar o serviço.
▶️ NUBANK: O banco informou que está tomando todos os passos necessários para garantir que seus clientes contem com a possibilidade de realizar operações de PIX Automático dentro do prazo previsto na regulação. Mais detalhes sobre o serviço devem ser divulgados nesta sexta-feira (13).
Volte ao índice.
Somente empresas que estão ativas há mais de 6 meses podem oferecer o PIX Automático como uma forma de pagamento aos seus clientes. O motivo é evitar que golpistas criem companhias fictícias para realizar cobranças fraudulentas.
Além disso, o nome da empresa que será enviado na notificação de pagamento do cliente deverá ser exatamente o mesmo que consta no cadastro dela na Receita Federal, explica o diretor Renato Gomes.
"E o provedor de serviço de pagamento (banco) que se relaciona com essa empresa também será responsável por verificar a idoneidade da empresa", completa.
O PIX Automático é diferente do débito automático à medida que permite que a empresa, a partir da contratação do serviço com um banco, receba PIXs automáticos de clientes de qualquer instituição financeira.
Antes, era necessário firmar um convênio de débito automático com cada um dos bancos, o que dificultava o processo para pequenas e médias empresas.
Volte ao índice.
Os bancos e outras instituições financeiras podem cobrar das empresas para oferecer o PIX Automático (desde que não cobrem tarifas de quem faz o pagamento), mas a expectativa é que esse custo seja menor do que o do débito automático.
Isso porque, segundo Renato Gomes, diretor do BC, o "nível de concorrência para oferecimento desse tipo de serviço para as PJs (pessoas jurídicas) é realmente muito grande", o que tende a pressionar os preços para baixo.
"Na maior parte dos casos, não faz sentido a instituição financeira cobrar as empresas por esse tipo de serviço. Então, eu diria que esse tipo de cobrança não deve ser comum", disse.
"Normalmente, o modelo de negócio das instituições é trazer a empresa, oferecer o serviço sem custo ou com pouquíssimo custo, para então vender outros serviços", completou.
Volte ao índice.
PIX Automático: como vai funcionar e para que serve? — Foto: Arte/g1
*G1