Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A Receita Federal deposita no dia 30 o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Para ter chance de receber o dinheiro, é preciso que a declaração tenha sido processada e não aponte qualquer pendência.
Se a declaração contiver contiver erros, ficará presa na malha fina, o que impede o contribuinte de receber o dinheiro da restituição.
Entre no portal e-CAC pelo site https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/Login/
Para acessar o portal, é possível seguir dois caminhos: criar um código de acesso (veja como criar um código neste link) ou entrar pela conta do portal gov.br (clique aqui saber como acessar via conta gov.br).
Já no portal, acesse o link "Meu Imposto de Renda", em que será possível conferir todas as informações relativas às declarações entregues nos últimos anos.
Clique então no extrato de processamento e verifique se a declaração caiu na malha fina e o motivo.
Ao clicar em "Pendências de Malha", aparece o motivo de a declaração estar presa na malha fina.
Ainda que a aba "Pendências de Malha" não aponte nenhum problema no momento, a Receita lembra que esse fato não impede que, em razão de revisões posteriores, possa surgir alguma pendência, pois o cruzamento das informações é contínuo.
Se a declaração tem pendências, ou seja, caiu na malha fina, há dois caminhos para solucionar a questão.
1) Se a declaração tiver erro ou omissão
Se a pendência decorre de erro ou omissão de informações no preenchimento da declaração, a solução é retificar a declaração.
Mas atenção: o contribuinte só poderá fazer a correção de erros na declaração se não for intimado pela Receita. Caso receba uma intimação, perde o direito de corrigir espontaneamente a declaração.
Veja como fazer uma declaração retificadora
2) Se a declaração não tiver erro
Caso as informações declaradas estejam corretas, o contribuinte poderá:
a) aguardar a intimação ou a notificação pela Receita Federal; ou
b) A partir de 2 de janeiro de 2024, apresentar antecipadamente a documentação que comprovação que comprova as informações declaradas, por meio de Processo Digital.
O primeiro lote de restituição foi pago no dia 31 de maio. Os demais lotes serão pagos nas seguintes datas:
Segundo lote: 30/06 Terceiro lote: 31/07 Quarto lote: 31/08 Quinto lote: 29/09
______________________________________
Tem alguma dúvida sobre economia, dinheiro, direitos e tudo o mais que mexe com o seu bolso? Envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo email sophiacamargo@r7.com.
*R7/Sophia Camargo