Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Alagoas já superou a meta estipulada pelo Governo Federal de estudantes da rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Exame, até esta quinta-feira (6), 33.512 estudantes que concluirão o ensino médio em 2024 em escolas estaduais ou federais haviam se inscrito no exame, o que significa dizer que o estado atingiu mais de 102% da meta federal.
No que diz respeito à rede estadual de ensino, até o dia 4 de junho já eram registrados 24.235 concluintes inscritos, segundo levantamento interno, com dados extraoficiais, superando o número do ano passado.
A Gerente Especial para Exames do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Danielly Verçosa, comemora os números alcançados. “No ano passado, conseguimos avançar cerca de 34% em relação ao número de inscritos de 2022, e, neste ano, as equipes pedagógicas das Gerências Especiais da Educação e das escolas foram desafiadas a superar essa marca. As inscrições ainda não foram finalizadas, mas já batemos a meta do Ministério da Educação (MEC), superando os números de 2023. Ficamos felizes por conseguir envolver tantos estudantes alagoanos na trilha pelo acesso ao ensino superior. O número expressivo de inscritos da rede estadual no Enem representa o início de um futuro possível que só a educação pode proporcionar”, destaca.
Inscrições
As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 se encerram nesta sexta-feira (7). Os interessados em participar devem acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85,00, até o dia 12 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Os candidatos que obtiveram a isenção da taxa de inscrição, incluindo alunos de escolas públicas, estudantes que completaram o ensino médio em escolas públicas ou foram bolsistas integrais em escolas particulares, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social, ainda precisam realizar a inscrição.
Este ano, os estudantes contam com uma motivação a mais para se inscrever: aqueles que tiverem a participação comprovada no Exame receberão um valor adicional de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, do Governo Federal.
Mobilização
A mobilização da Seduc em prol das inscrições continua até esta sexta-feira (7), por meio do Programa Professor Mentor - Meu projeto de vida e pelas redes sociais. Estima-se que 30 mil alunos estejam inscritos.
Na última segunda-feira (3), Dia D de Mobilização para as inscrições do Enem na rede estadual, 38 escolas já tinham alcançado a meta de 100% de inscritos e concorreram ao aulão presencial do programa Foca o Enem. Foram sorteadas as escolas Guedes de Miranda, de Porto Calvo, e Muniz Falcão, de Cacimbinhas.
A live transmitida pelo canal do Youtube do Foca o Enem, também na segunda-feira, com o objetivo de incentivar e passar informações sobre as inscrições, alcançou 257 acessos simultâneos e foi reprisada em outros turnos nas escolas, com 2.136 visualizações.
Será contemplada com o terceiro aulão a escola com o vídeo mais criativo de mobilização para as inscrições. O resultado será anunciado pelo Instagram do Foca o Enem (focaoenemal) nesta sexta-feira (7).
100% de inscritos
A Escola Estadual Edmilson Vasconcelos Pontes, de Maceió, foi uma das unidades que alcançaram os 100% de inscritos até o Dia D. Segundo a gestora Cleone Barbosa, desde o início do ano letivo foram implementadas diversas estratégias para garantir que todos os alunos estivessem cientes da importância do exame para seu futuro educacional e profissional. Além disso, foram realizadas aulas motivacionais, orientações individuais, distribuição de cartões informativos, compartilhamentos dos informes do MEC e lives com a Seduc para preparar os estudantes.
“Alcançar essa meta é motivo de grande orgulho e satisfação. Ver todos os nossos alunos inscritos no Enem significa que estamos cumprindo nossa missão de proporcionar uma educação de qualidade e de prepará-los para os desafios do futuro. É uma prova do comprometimento de toda a equipe escolar e da dedicação dos próprios alunos. Estamos confiantes de que eles irão se sair muito bem no exame, abrindo portas para um futuro promissor”, frisa Cleone.
*Agência Alagoas