Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Medalhista em duas modalidades no Festival Alagoano de Natação Escolar, promovido pela Federação Aquática do Estado de Alagoas (FAEAL), a estudante Júlia Vitória, 10 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Higino Belo, situada no bairro Farol, é um exemplo de como o esporte pode ajudar a superar medos e dificuldades.
Representando a escola municipal nas provas de nado crawl (livre) e costas, a aluna superou os demais competidores e venceu as competições, erguendo no pódio as medalhas de ouro na modalidade nado de costas e conquistando a prata na modalidade de nado crawl.
A competição de natação ocorreu no Ginásio do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no dia 2 de setembro.
A estudante se inscreveu na escola com o apoio da diretora, Jesus Leal, e da vice, Carla Gaspar.
“Estou muito feliz com os resultados da Júlia, sempre orientamos nossos estudantes a competir, motivados e dando seu máximo. O melhor é que agora muitos outros alunos querem fazer natação inspirados na trajetória de Júlia Vitória”, comemorou a diretora.
Incentivo e dedicação
Julia começou a treinar natação aos sete anos de idade. Incentivada pelos pais, ela concilia os estudos com a paixão pelo esporte e possui uma rotina de treinos dedicada ao aperfeiçoamento de suas habilidades.
A aluna treina durante todas as tardes, de segunda a quinta-feira, no Ginásio do Sesi Cambona, com o acompanhamento dos pais e do treinador.
Elian Gomes, pai e grande incentivador de Júlia, conta que o esporte surgiu na vida dela por questões de saúde. "Minha filha foi diagnosticada com pré-diabetes. Por conta do histórico familiar nós nos preocupamos muito e a médica que atendeu a Júlia recomendou que ela praticasse alguma atividade física", relatou.
"Grande parte da minha família pratica jiu-jitsu, porém foi na natação que Júlia se encontrou. Quando chegou às aulas, ela ficava com muito medo por não saber nada, mas com muita dedicação, hoje minha pequena é uma grande campeã", concluiu o pai, emocionado.
A estudante conseguiu reverter o quadro de saúde através da prática da atividade física. Segundo ela, o esporte ajudou a superar medos e dificuldades.
"Quando comecei as aulas, tinha muito medo, não sabia nadar, mas desde do primeiro dia percebi o quanto eu gostava do esporte", contou a nadadora.
"Em dois anos de prática, com a ajuda e incentivo dos meus professores e pais, saí do medo da piscina para o pódio das competições. Tenho muito orgulho das minhas conquistas", concluiu com um grande sorriso.
O professor de natação Henrique Costa, acompanha a estudante desde a iniciação no esporte e conta detalhes dessa jornada.
"A equipe acompanha a Julinha desde o início, quando ela não sabia nadar e com muita dedicação e esforço, hoje já conseguimos ver os resultados com conquistas de medalhas, destacando-se no esporte", disse.
"Julia foi excelente na competição, já sabíamos que ela iria com muita garra para disputar a medalha, mas tivemos uma ótima surpresa quando ela conquistou o ouro, melhorando muito seu tempo nos treinos e competições", acrescentou o professor, concluindo: "Nossa missão, além da natação, é promover o desenvolvimento dessas crianças, para que no futuro façam a diferença na sociedade".
Estudante reverte pré-diabete fazendo natação. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió