Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Dando continuidade ao calendário de apresentações do projeto VaLer a pena, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Manoel Coelho Neto, localizado no bairro Pinheiro, realizou uma Feira Literária com os pais e alunos da instituição. A atividade foi marcada por muitas histórias, transportando os presentes para o mundo dos livros e despertando a imaginação.
Durante a feira literária, ocorrida no dia 29 de maio, as crianças apresentaram danças, músicas e peças de teatro voltadas para os livros que leram em sala de aula, ao contar as histórias de uma forma dinâmica e criativa.
Os alunos também expuseram trabalhos que produziram durante as etapas do projeto, mostrando um pouco do que aprenderam para suas famílias, como contou a diretora Maria de Fátima. “Vimos a criatividade de cada turma se soltar. As próprias crianças contaram as histórias e isso mostra a importância do projeto para estimular a imaginação delas. Explorando os livros dessa forma, elas criam e vivem esse processo de começar a ler com empolgação”, destacou.
Após as apresentações, os pequenos participaram da contação de histórias e de brincadeiras com uma equipe da Biblioteca Carlos Moliterno, que fica na sede da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
A técnica da biblioteca, Adriana Cavalcante, ressaltou a importância do incentivo do gosto pela literatura. “Na Educação Infantil, um dos focos do nosso trabalho é incentivar a escrita e a leitura através de atividades lúdicas para formar pequenos leitores, além de contribuir para a formação deles como pessoa. Uma das histórias que trouxemos hoje é a do macaquinho, que também serviu muito para os pais, para lembrar a eles da importância de ter um tempo de qualidade com os filhos”, explicou.
Além das atividades, as crianças também levaram um kit de livros para casa, para que continuem se encantando com o mundo das histórias junto aos seus pais, como detalhou a professora Alessandra Carla, que acompanhou uma das turmas no projeto. “Para eles, viver o projeto foi muito bom e estimulante. Eles saíram muito interessados pelos livros e viveram as atividades com muita empolgação. Eles estão animados de estarem levando os livros para casa e já falaram que vão contar para os pais e irmãos”, contou.
A aluna Sofia Macena, 5 anos, explicou como foi participar do projeto e da feira. “Eu gostei de hoje, de dançar vestida de princesa. A gente mostrou a história do “Circo de Jilló”, que tem muitos animais. A história do macaquinho também é bem legal”, relatou.
Feira literária na creche Manoel Coelho Neto. Fotos: Ascom Semed
*Secom Maceió