Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Educação

Alunos da rede municipal participam de debate sobre saúde mental em escola no Jacintinho

Alunos da rede municipal participam de debate sobre saúde mental em escola no Jacintinho

(Imagem: Cortesia)

Durante essa semana, a Equipe Multiprofissional (e-Multi) da Atenção Básica promoveu, na Escola Municipal Henrique Equelman, localizada no Jacintinho, ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês do combate ao suicídio.

Com o intuito de promover educação e saúde, a fim de conscientizar alunos da rede de ensino público, e prevenir adoecimentos psicológicos, foram ministradas palestras e feitos debates dinâmicos e participativos em sala de aula para gerar reflexão e mobilizar os estudantes sobre saúde mental.

A ação intersetorial faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e contou com organização do e-Multi em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Araújo, sendo executada com  profissionais da Escola Municipal Henrique Equelman.

A representante técnica da equipe multiprofissional, Annelizi Pugliesi  informa que essas ações promovem conscientização, colaboram para a diminuição de violência e bullying nas escolas, assim como ampliam o conhecimento dos jovens sobre o tema. Segundo ela, as atividades possibilitam a prevenção de possíveis adoecimentos psíquicos, garantindo a oportunidade de tratamento e acolhimento às vítimas de doenças emocionais.

“Na ocasião, trabalhamos a autoestima, com o intuito de promover aceitação da diversidade e diminuir o bullying, que pode ocasionar adoecimento psicológico.  Os alunos discutiram e debateram sobre formas de combater a discriminação nas escolas, evidenciaram a escuta, para ouvir e apoiar pessoas que estão em sofrimento emocional e também reconheceram que falar e procurar ajuda são essenciais para criar uma rede de apoio. Isso nos possibilita participar ativamente da saúde mental dos alunos e conseguir identificar quem precisa de acompanhamento e ajuda”, destaca.

Foram abordados, com os alunos dos 4° e 5° anos, temas sobre adoecimento mental, os impactos das emoções no desempenho das relações e do aprendizado. Além disso, foram evidenciadas a importância do bem-estar emocional e acolhimento coletivo, a fim de mostrar ao público infantojuvenil o quanto é necessário cuidar uns dos outros, ressaltando o respeito às diferenças.

*Secom Maceió