Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Educação

Alunos de escola municipal participam de dinâmicas que estimulam a educação emocional

Alunos de escola municipal participam de dinâmicas que estimulam a educação emocional

(Imagem: Thony Nunes/Ascom Semed)

O setor de psicologia e serviço social da Escola Municipal Eulina Alencar, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, promoveu, nesta segunda-feira (18), uma oficina com dinâmicas e jogos educativos sobre o Setembro Amarelo.

Foi a maneira que a comunidade escolar encontrou para compartilhar informações sobre a campanha de prevenção ao suicídio, estimular o autoelogio, o autocuidado, a integralização e a escuta entre os estudantes na unidade.

Inicialmente, houve um bate-papo com os alunos dos 4º e 5º anos sobre a temática e foi feito o bingo dos elogios, para incentivá-los falar adjetivos positivos aos colegas.

A psicóloga da escola, Vilma Albino, e a assistente social Deliane Almeida mediaram o jogo. Elas sorteavam um cartão com o elogio, falavam para a turma toda, e depois os alunos tinham que marcar o adjetivo que encontravam na cartela até tudo ser marcado. Aqueles que conseguiam preencher tudo ganhavam um brinde. Elogios como sorridente, amável, espetacular, especial e gentil estavam na cartela.

"Essa ideia surgiu através dos alunos que nos procuraram para relatar sobre o comportamento de uma aluna. E aí a gente começou a acompanhar esse caso de perto. Após essa preocupação, surgiu a intenção de expandir e aproveitar que estamos numa campanha. Os jogos e dinâmicas aqui apresentadas foram sempre focadas na escuta e na valorização da vida, em ter um ambiente acolhedor, com a principal finalidade de despertar neles a possibilidade de serem agentes acolhedores", explicou Vilma.

Para Deliane, o trabalho foi feito em conjunto e por iniciativa própria delas e da escola, como também os recursos para produzir a ação. “Fazemos esse trabalho com todo mundo junto na escola, é uma parceria. Os alunos trazem para a sala do setor suas questões e a gente percebe uma vulnerabilidade muito grande. A gente escuta esses alunos e vem desenvolvendo esse trabalho para fortalecê-los, para eles saberem que terão apoio, que não estão sozinhos”, destacou a assistente social.

Os alunos Rebeca da Silva e Victor Lucas Oliveira, ambos de dez anos, contaram que gostaram de tudo que foi feito nas atividades, principalmente do bingo dos elogios.

“Achei muito bom, muito legal. A tia conversou com a gente sobre o assunto. Aprendi que o sol, o girassol e o amarelo representam luz na vida da gente e que temos que ser luz na vida do outro. Na dinâmica, me identifiquei com a palavra ‘sorridente’ porque sou muito risonha. Mesmo quando estou triste, eu consigo sorrir para afastar um pouco essa tristeza”, disse Rebeca.

Para Victor, o Setembro Amarelo representa a preservação da vida. “Aprendi que a campanha é pra pensar em adjetivos, em motivar as pessoas. O sol significa ajudar as pessoas, luz na vida delas. Foi muito interessante participar. Eu disse que me identificava com todas as palavras porque acho que sou um pouco de tudo. Assim consigo ajudar outras pessoas que estão tristes e fazer com que elas tenham vontade de viver”, relata.

Uma das turmas do 5º ano fez, durante aulas regulares, um painel com girassóis de papel e frases de motivação. Também foram construídas caixas amarelas para os alunos depositarem desabafos e frases que queiram externar. Os objetos estarão expostos durante todo o mês na escola.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió