Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Mais de 30 alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação, polo Jacintinho, realizaram de 3 a 5 de junho, um evento voltado para a culinária dos países de cultura latina. Intitulada de "El viaje gastronômico", a iniciativa teve como objetivo promover o interesse pela cultura e gastronomia dos países latinos.
O evento consistiu em atividades desenvolvidas por meio de teoria e prática, envolvendo todos os alunos. As receitas foram preparadas levando em consideração a cultura de cada país como a Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e México.
Na oportunidade, foram apresentadas receitas de vários pratos típicos da cultura latina, com arepas, dulce de leche, guacamole, tortillas, pastel de choclo, chocotarta, humitas/tamales, arroz de leche, empanadas chilenas, margarita e ceviche de camarón.
Para o coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeira, Jeff Simons, a ideia é realizar eventos como esse, visando proporcionar aos alunos praticar a fluência da língua em apresentações de pratos típicos de cada país latino. “Eles praticaram a fluência da língua, expondo a cultura em cada um dos pratos típicos apresentados como também a origem de cada país”, disse.
A professora Leilane Valença explicou que o projeto "El viaje gastronômico" buscou despertar nos alunos curiosidades acerca da cultura, bem como da culinária dos países que têm como língua oficial o espanhol. “Os alunos fizeram um trabalho de investigação sobre esses países, onde enriqueceram o vocabulário e obtiveram informações que fará toda a diferença em suas vidas na medida em que eles necessitarem colocar a fala da língua em prática”, afirma Leilane.
Além disso, ainda de acordo com a professora, a atividade contribuiu para uma experiência imersiva dos alunos, como também divertida e bastante saborosa. “Todos puderam conhecer pratos típicos no ambiente da sala de aula, exercitando o idioma”, garantiu a professora.
Para a aluna Paula Silva, o evento representa uma excelente oportunidade para o aluno exercitar a fala do idioma estrangeiro. “Atividades como essas permitem ao aluno verificar o progresso na prática da língua espanhola. É sempre bom ter apresentações como essas, porque é uma das formas de o professor avaliar se o aluno está praticando realmente aquela língua e onde se pode melhorar”, concluiu.
Pratos foram elaborados pelos estudantes do curso de espanhol. Fotos: Cortesia
*Secom Maceió