Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Nesta sexta-feira (15), é comemorado o Dia da Escola em todas as instituições de ensino do Brasil. A data foi instituída pelo Governo Federal e incluída no calendário brasileiro de comemorações. O dia 15 de março foi escolhido por ser a data em que foi criada a primeira escola em solo brasileiro, fundada em Salvador (BA), no ano de 1549. Estudantes e servidores da Educação de Maceió falaram um pouco sobre o real significado desse ambiente socializador e tão importante para a formação de cidadãos.
Segundo Luciano Amorim, professor e coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, a escola é uma possibilidade de desvendar outros horizontes no sentido de crescimento do sujeito dentro da sociedade que vivemos.
"A escola ainda é um espaço que possibilita a dignidade do sujeito, a ter acessos a espaços, conhecimentos, sujeitos que estão para além dos contextos que estamos inseridos. Ela também é um espaço de potência, de encontro, reencontro, de poder vislumbrar caminhos possíveis para sair de situações desagradáveis, situações de exploração, violência. A escola precisa prezar pela dignidade humana e conhecimento, incorporar essas relações contemporâneas aos seus currículos", pontuou o educador.
Para Maria da Apresentação Canuto, diretora da Escola Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro, a escola também vai além do espaço físico e contribui muito para a mudança das realidades das crianças.
"Para nós que estamos na educação é um trabalho altamente relevante que estamos prestando à sociedade. Na tentativa de mudar cada pessoa, tornando a criança um cidadão para atuar nesta sociedade como uma pessoa de bem, uma pessoa comprometida", disse a servidora, que também contou que o mais recompensador é ver ex-alunos da escola atuando em diversas profissões e cargos.
"Vez ou outra encontramos ex-alunos nossos que estão atuando como enfermeiro, concursados na Prefeitura, advogados, e que passaram por nós. E isso pra nós é sensacional. O nosso trabalho não é unicamente comum, faz a diferença, é um trabalho diferenciado", destacou ela. Maria da Apresentação também agradeceu à secretária Jó Pereira pela atenção e as melhorias que ela tem dado à escola Pompeu Sarmento.
O que dizem os estudantes
Os estudantes Emanuelle Rodrigues e Cauã Pietro, ambos de 10 anos, contaram que a escola é importante para o aprendizado e para o futuro. "Eu sinto felicidade quando venho para a escola porque vou poder ver meus amigos e estudar. Eu gosto muito de vir pra escola estudar português, artes e história", afirmou Emanuelle.
"A escola para mim é um lugar de ensinamento para aprender mais coisas da vida e para desenvolver o nosso futuro. Na escola eu gosto de aprender muito a ler e conversar com os amigos. Para mim é ótimo. Me sinto bem vindo pra escola", disse o pequeno Cauã.
Gustavo Soares e Luiz Pedro, de nove anos, são alunos da Escola Maria José Carrascosa (Poço), e para eles a escola é um lugar onde se aprende a ler e a escrever. "Acho a escola muito legal, gosto que só a poxa. Gosto demais de tudo. Tanto é que nunca faltei um dia", contou Gustavo.
"É um espaço que nos dá educação, ensina a gente a escrever e a ler. Gosto muito de vir pra escola e estudar", declarou Luiz Pedro. Ana Júlia, de 10 anos, compartilha do mesmo pensamento. "Na escola a gente pode estudar, brincar, fazer e ler livros", concluiu.
Fotos: Thony Nunes/Ascom Semed
*Secom Maceió