Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Para destacar o trabalho dos professores da rede pública municipal de ensino e socializar as ações escolares que vêm trazendo resultados, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, no último sábado (19), uma roda de conversa com os docentes. Na atividade, os profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de falar do trabalho que eles vêm desempenhando em sala de aula, expondo as ações e seus respectivos resultados.
A atividade contou com oito ações escolares de diferentes unidades públicas de ensino da rede municipal. A coordenadora da Diretoria de Formação Continuada da Semed, Juliane Medeiros, explicou a importância da socialização das práticas exitosas e seu impacto nos processos de aprendizagem.
“Estamos trazendo aqui nesse encontro professores que são escritores, que têm ideias inovadoras e atividades que são diversas para que nossos processos de letramento e alfabetização sejam consolidados junto às crianças. É de extrema importância que essas práticas sejam apresentadas a seus pares, para que eles possam levar essas iniciativas para as salas de aula”, disse.
Para as professoras, participar da iniciativa é uma forma de perceberem que seus trabalhos dão contribuições qualitativas para a aprendizagem dos estudantes, como conta a professora Adda Pereira, da Escola Municipal Luiz Pedro II, localizada no bairro Clima Bom.
“Para nós, docentes, é muito importante participar de um evento assim, apresentando nosso trabalho, porque é um momento de valorização. Meu trabalho de utilizar textos rimados no processo de alfabetização, tem como objetivo desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade das crianças, e espero que ele auxilie outros professores nesse processo”, expressou.
Uma das ações que foram apresentadas teve como objetivo provocar reflexões de como trabalhar as metodologias de aprendizagem, que trazem o aluno como protagonista do processo, envolvendo-o em todas as etapas, como relata a professora Janine Cardeal, da Escola Municipal Jarede Viana, no bairro do Clima Bom.
“Nós estávamos com a proposta de ampliar a aprendizagem sobre gêneros textuais com nossos alunos, então desenvolvemos atividades como rodas de conversa para entender o que eles sabiam sobre o assunto, exposições dialogadas acerca dos seus elementos e organização da sala por estações para que o mesmo tema fosse trabalhado de diferentes maneiras. Assim, o estudante consegue se envolver diretamente na seu processo de aprender”, detalhou.
Confira as ações que foram apresentadas:
Lista de chamada interativa - Escola Zilka Oliveira, professora Adriana Jerônimo;
Textos rimados no processo de alfabetização - Escola Luiz Pedro II, professora Adda Pereira;
Dia Mundial do Chocolate - Escola Padre Brandão Lima, professora Melissa da Costa;
Possibilidades do uso de metodologias ativas para a potencialização do processo de ensino-aprendizagem - Escola Jarede Viana, professora Janine Cardeal;
Yoga para crianças na Educação Infantil - Escola Rodrigues Alves, professora Erica Vanessa;
Brincadeiras populares na Ed. Infantil - Creche Rodrigues Alves, professora Suelane Borba;
Infinitas possibilidades com o graveto:a pedagogia orgânica criativa - Creche Fúlvia Rosemberg, professora Luciane dos Santos;
Uma trilha encantada de histórias - Creche Fúlvia Rosemberg, professora Lilian Andréia.
Professoras relataram experiências exitosas de aprendizagem. Fotos: Mariel Matias/Ascom Semed
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió