Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Educação

Com melhor Ideb de Maceió, alunos da Haroldo da Costa se preparam para teste nacional

Com melhor Ideb de Maceió, alunos da Haroldo da Costa se preparam para teste nacional

(Imagem: Thony Nunes/Ascom Semed)

Com a aproximação das datas de aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), as escolas da rede pública municipal de ensino estão cada vez mais engajadas e promovendo aulões com os estudantes dos 9º anos, que serão avaliados.

Na última quarta-feira (12), os alunos da Escola Municipal José Haroldo da Costa, no Salvador Lyra participaram de um aulão de Língua Portuguesa e Matemática, que tem como objetivo incentivar a interpretação textual e ampliar a capacidade do raciocínio lógico, além de promover a diminuição do impacto da pandemia da Covid-19 na educação básica.

“Realizamos um aulão com as turmas do 9º ano de preparação para o Saeb 2023, com o objetivo de melhorar a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente, nós temos o melhor Ideb da rede municipal e nossa intenção é melhorar cada vez mais”, disse a vice-diretora da unidade escolar, Patrícia Oliveira Alves.

Para os profissionais que estão à frente do projeto, o professor Júnior, de Língua Portuguesa e Edilson Marinho, de Matemática, a iniciativa estimula os estudantes e proporciona para eles ainda mais conhecimentos.

“A ideia é preparar de fato os alunos para a prova do Saeb. Essa é a nossa primeira aula de muitas que virão. Esta turma está comigo desde o 6° ano e temos também alguns novatos. Nosso objetivo é manter a meta, ou ultrapassá-la. Não está sendo fácil, porque nós tivemos dois anos de pandemia, e por isso iniciamos esse reforço no período da tarde. Estamos muito animados e acreditamos que eles vão conseguir o melhor resultado”, explicou Edilson.

Enquanto os alunos se organizavam para começar o segundo turno das aulas de Matemática, do outro lado do corredor da unidade de ensino, o professor Júnior já estava com o livro na mão, iniciando a leitura. Para ele, o momento é um grande passo para a educação.

Com a retomada das aulas, após o recesso escolar, os alunos se preparam para um sistema de avaliação nacional, que servirá como parâmetro para análises futuras da rede pública de ensino brasileira.

“O projeto visa principalmente a retomada da aprendizagem dos alunos, após essa pausa causada pela Covid-19. Na disciplina de Língua Portuguesa vamos aprender assuntos específicos, como interpretação e gênero textual. Nossas expectativas para essa avaliação são sempre as melhores”, informou o professor.

Os alunos Ticiane Barros, 14 anos e Guilherme Lopes, 16 anos, compartilharam suas percepções sobre o projeto.

“Como representante de turma, estou achando essas aulas muito práticas para o aprendizado. As pessoas que estão participando estão realmente interessadas nos ensinamentos. Nas aulas de Português e Matemática deu para ver que eles estão muito dedicados”, disse a representante da turma, Ticiane Barros.

Já para o aluno Guilherme Lopes, o conhecimento aliado à educação de qualidade é algo que pode durar para sempre.

“Os reforços que estão acontecendo no período da tarde vão agregar muito para o meu conhecimento e para a aprendizagem dos meus colegas de classe. As expectativas que tenho são as melhores, expectativas de sucesso. Conhecimento como a gente bem sabe é algo que não se perde e que vai durar. Estou me dedicando ao máximo, para evoluir e crescer e a educação pode me garantir tudo isso.” compartilhou o estudante, Guilherme Lopes.

Provas Saeb 2023

O Saeb é uma avaliação aplicada no Brasil que tem como objetivo analisar o desempenho dos estudantes em diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, entre outras disciplinas.

Em 2023, as provas serão realizadas no período de 23 de outubro a 10 de novembro, em todos os estados brasileiros.

As provas do Saeb são elaboradas e aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e são utilizadas para fornecer informações sobre a qualidade da educação básica no País.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió