Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Com a aproximação das datas de aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), as escolas da rede pública municipal de ensino estão cada vez mais engajadas e promovendo aulões com os estudantes dos 9º anos, que serão avaliados.
Na última quarta-feira (12), os alunos da Escola Municipal José Haroldo da Costa, no Salvador Lyra participaram de um aulão de Língua Portuguesa e Matemática, que tem como objetivo incentivar a interpretação textual e ampliar a capacidade do raciocínio lógico, além de promover a diminuição do impacto da pandemia da Covid-19 na educação básica.
“Realizamos um aulão com as turmas do 9º ano de preparação para o Saeb 2023, com o objetivo de melhorar a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente, nós temos o melhor Ideb da rede municipal e nossa intenção é melhorar cada vez mais”, disse a vice-diretora da unidade escolar, Patrícia Oliveira Alves.
Para os profissionais que estão à frente do projeto, o professor Júnior, de Língua Portuguesa e Edilson Marinho, de Matemática, a iniciativa estimula os estudantes e proporciona para eles ainda mais conhecimentos.
“A ideia é preparar de fato os alunos para a prova do Saeb. Essa é a nossa primeira aula de muitas que virão. Esta turma está comigo desde o 6° ano e temos também alguns novatos. Nosso objetivo é manter a meta, ou ultrapassá-la. Não está sendo fácil, porque nós tivemos dois anos de pandemia, e por isso iniciamos esse reforço no período da tarde. Estamos muito animados e acreditamos que eles vão conseguir o melhor resultado”, explicou Edilson.
Enquanto os alunos se organizavam para começar o segundo turno das aulas de Matemática, do outro lado do corredor da unidade de ensino, o professor Júnior já estava com o livro na mão, iniciando a leitura. Para ele, o momento é um grande passo para a educação.
Com a retomada das aulas, após o recesso escolar, os alunos se preparam para um sistema de avaliação nacional, que servirá como parâmetro para análises futuras da rede pública de ensino brasileira.
“O projeto visa principalmente a retomada da aprendizagem dos alunos, após essa pausa causada pela Covid-19. Na disciplina de Língua Portuguesa vamos aprender assuntos específicos, como interpretação e gênero textual. Nossas expectativas para essa avaliação são sempre as melhores”, informou o professor.
Os alunos Ticiane Barros, 14 anos e Guilherme Lopes, 16 anos, compartilharam suas percepções sobre o projeto.
“Como representante de turma, estou achando essas aulas muito práticas para o aprendizado. As pessoas que estão participando estão realmente interessadas nos ensinamentos. Nas aulas de Português e Matemática deu para ver que eles estão muito dedicados”, disse a representante da turma, Ticiane Barros.
Já para o aluno Guilherme Lopes, o conhecimento aliado à educação de qualidade é algo que pode durar para sempre.
“Os reforços que estão acontecendo no período da tarde vão agregar muito para o meu conhecimento e para a aprendizagem dos meus colegas de classe. As expectativas que tenho são as melhores, expectativas de sucesso. Conhecimento como a gente bem sabe é algo que não se perde e que vai durar. Estou me dedicando ao máximo, para evoluir e crescer e a educação pode me garantir tudo isso.” compartilhou o estudante, Guilherme Lopes.
Provas Saeb 2023
O Saeb é uma avaliação aplicada no Brasil que tem como objetivo analisar o desempenho dos estudantes em diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, entre outras disciplinas.
Em 2023, as provas serão realizadas no período de 23 de outubro a 10 de novembro, em todos os estados brasileiros.
As provas do Saeb são elaboradas e aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e são utilizadas para fornecer informações sobre a qualidade da educação básica no País.
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió