Quarta-Feira, 18 de dezembro de 2024
Quarta-Feira, 18 de dezembro de 2024
Evento para celebrar aniversário da entidade foi organizado pela Secretaria de Educação de Maceió
O Conselho de Alimentação Escolar completa, nesta terça-feira (17), 30 anos de atuação no Brasil em prol da educação e da saúde dos estudantes. Em Maceió, a Secretaria Municipal de Educação celebrou a data, ao destacar os principais avanços na alimentação e nutrição dos estudantes da rede pública municipal de ensino.
O evento comemorativo ocorreu no auditório do Senac, Poço. Na ocasião, ex-presidentes do conselho foram homenageados. Em seguida, os participantes assistiram a palestras sobre a trajetória da entidade, que destacaram os avanços do controle social, além do trabalho de auxílio ao poder público.
O colegiado foi criado no Brasil pela Lei Federal N° 8.913/1994 e conta com representantes da sociedade civil e ainda pais de alunos. Em Maceió, o conselho foi instaurado em 2000 por meio da Portaria N° 1.162/2000, a fim de fiscalizar a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, deliberar sobre a execução do programa e assessorar a Prefeitura sobre a política de alimentação escolar.
O secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, enfatizou as conquistas da rede pública municipal de ensino, no que se refere à merenda escolar. "Hoje, Maceió é referência no que se diz respeito à merenda escolar, somos exemplo em alimentação escolar de qualidade. E o conselho tem uma grande participação nisso. Como vamos falar em alfabetizar se a maioria dos alunos não tem o que comer em casa e suas únicas refeições são nas unidades educacionais? É nosso dever primário assegurar esse direito aos estudantes”, afirmou.
Na gestão do prefeito JHC, a Educação alcançou e ultrapassou a cota mínima de 30% de alimentos oriundos da agricultura familiar, uma conquista inédita, e ainda uniformizou todos os merendeiros escolares e, pela primeira vez, inseriu os profissionais em um Processo Seletivo Simplificado.
O presidente do conselho, Allan Almeida, destacou as conquistas efetivadas na merenda escolar em Maceió e ainda abordou a importância histórica da entidade. “Hoje é um dia festivo por trazermos à memória dessas pessoas que construíram ao longo desses 24 anos esse conselho. A nossa representatividade é muito abrangente, porque a gente tem todos os trabalhadores da educação, pais de alunos e a sociedade civil”, disse.
O ex-presidente do conselho, Cássio Costa Lima, abordou na palestra o controle social, para em seguida, ocorrer a entrega dos certificados de reconhecimento ao trabalho dos ex-conselheiros. A primeira presidente do conselho, Teresinha Oliveira Lages, se emocionou com a homenagem.
O evento contou com a presença do secretário de educação de Maceió, Victor Braga; do presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Allan Almeida; da doutora Leiko Asakura, que representando o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Ufal; Ana Beatriz, nutricionista da Semed, que integra o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Maceió; a diretora da creche Sônia Cavalcante, Lindoana Beriu; e a professora Denilma Botelho, que representou o Projetos Especiais Referentes às Minorias e Diversidades. Também estiveram no evento a superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles, e a coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar, Ana Denise.
Conselho atua na melhoria da alimentação e nutrição escolar. Fotos: Carol Cordeiro/ Ascom Semed
*Assessoria