Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 18 de dezembro de 2024

Educação

Conselho de Alimentação Escolar de Maceió celebra avanços na nutrição de estudantes

Evento para celebrar aniversário da entidade foi organizado pela Secretaria de Educação de Maceió

Conselho de Alimentação Escolar de Maceió celebra avanços na nutrição de estudantes

(Imagem: Carol Cordeiro/ Ascom Semed)

O Conselho de Alimentação Escolar completa, nesta terça-feira (17), 30 anos de atuação no Brasil em prol da educação e da saúde dos estudantes. Em Maceió, a Secretaria Municipal de Educação celebrou a data, ao destacar os principais avanços na alimentação e nutrição dos estudantes da rede pública municipal de ensino.

O evento comemorativo ocorreu no auditório do Senac, Poço.  Na ocasião, ex-presidentes do conselho foram homenageados. Em seguida, os participantes assistiram a palestras sobre a trajetória da entidade, que destacaram os avanços do controle social, além do trabalho de auxílio ao poder público.

O colegiado foi criado no Brasil pela Lei Federal N° 8.913/1994 e conta com representantes da sociedade civil e ainda pais de alunos. Em Maceió, o conselho foi instaurado em 2000 por meio da Portaria N° 1.162/2000, a fim de fiscalizar a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, deliberar sobre a execução do programa e assessorar a Prefeitura sobre a política de alimentação escolar.

O secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, enfatizou as conquistas da rede pública municipal de ensino, no que se refere à merenda escolar. "Hoje, Maceió é referência no que se diz respeito à merenda escolar, somos exemplo em alimentação escolar de qualidade. E o conselho tem uma grande participação nisso. Como vamos falar em alfabetizar se a maioria dos alunos não tem o que comer em casa e suas únicas refeições são nas unidades educacionais? É nosso dever primário assegurar esse direito aos estudantes”, afirmou.

Na gestão do prefeito JHC, a Educação alcançou e ultrapassou a cota mínima de 30% de alimentos oriundos da agricultura familiar, uma conquista inédita, e ainda uniformizou todos os merendeiros escolares e, pela primeira vez, inseriu os profissionais em um Processo Seletivo Simplificado.

O presidente do conselho, Allan Almeida, destacou as conquistas efetivadas na merenda escolar em Maceió e ainda abordou a importância histórica da entidade. “Hoje é um dia festivo por trazermos à memória dessas pessoas que construíram ao longo desses 24 anos esse conselho. A nossa representatividade é muito abrangente, porque a gente tem todos os trabalhadores da educação, pais de alunos e a sociedade civil”, disse.

O ex-presidente do conselho, Cássio Costa Lima, abordou na palestra o controle social, para em seguida, ocorrer a entrega dos certificados de reconhecimento ao trabalho dos ex-conselheiros. A primeira presidente do conselho, Teresinha Oliveira Lages, se emocionou com a homenagem.

O evento contou com a presença do secretário de educação de Maceió, Victor Braga; do presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Allan Almeida; da doutora Leiko Asakura, que representando o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Ufal; Ana Beatriz, nutricionista da Semed, que integra o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Maceió; a diretora da creche Sônia Cavalcante, Lindoana Beriu; e a professora Denilma Botelho, que representou o Projetos Especiais Referentes às Minorias e Diversidades. Também estiveram no evento a superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles, e a coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar, Ana Denise.

*Assessoria