Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Recursos financeiros são aplicados na melhoria da qualidade de ensino
Diretores e tesoureiros de escolas e creches municipais participaram de uma formação sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Ao todo, cinco turmas com capacidade para 60 pessoas participaram da capacitação. A iniciativa ocorreu no Polo UAB da Universidade Federal de Alagoas de 6 a 8 de agosto.
A coordenadora-técnica do PPDE da Secretaria de Educação de Maceió, Neide Barbosa, explicou que o programa também possui ações integradas como o Educação Conectada, Educação e Família, Cantinho da Leitura e o Sala de Recursos, que possibilitam às escolas o atendimento eficaz das necessidades dos alunos.
"O programa é imprescindível, pois repassa os recursos financeiros diretamente na conta da escola, permitindo que sejam gastos com a compra de materiais de consumo e aquisição de bens permanentes”, pontuou Neide.
A diretora especializada em gestão educacional, Juliana Cahet, destacou que o Ministério da Educação identifica as instituições que vão receber o financiamento. Para isso, as escolas selecionadas elaboram planos de utilização do dinheiro, que são submetidos para a aprovação no sistema do PDDE.
"Até agora, todos os planos que enviamos ao MEC foram aprovados, o que tem trazido inúmeros benefícios para a educação da rede pública de ensino municipal", informou a diretora.
O diretor da creche Graciliano Ramos destacou que o PDDE tem sido fundamental para atender às necessidades essenciais da unidade de ensino, sempre com foco no bem-estar das crianças. "Atualmente, temos projetos como o PDDE Primeira Infância e o Educação Conectada, que são cruciais também para os professores, pois facilitam a pesquisa e os estudos, permitindo o uso de computadores nas atividades", frisou.
Transformação
A melhoria na administração dos recursos do PPDE possibilitou a criação de ambientes mais adequados para o desenvolvimento das crianças, incluindo a compra de materiais e equipamentos para as salas de recursos da educação inclusiva que atende crianças neurodivergentes. Houve ainda o incentivo da participação familiar na formação dos alunos.
No município de Maceió, o PPDE está em fase de expansão, com ações voltadas para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, que visam aumentar a assiduidade nas aulas, melhorar a qualidade do ensino e a vida dos alunos, além de promover mudanças reais na vida dos estudantes.
*Redação com Assessoria