Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) iniciou um ciclo de reuniões com diretores e vices das unidades educacionais da capital alagoana, nesta quarta-feira (7), no Cesmac, no bairro Farol. O objetivo é buscar melhorias para a rede pública municipal de ensino, por meio do diálogo e da escuta sobre demandas pedagógicas e administrativas, ao aproximar as unidades de ensino da pasta.
O primeiro encontro marca o início de um cronograma fixo, no qual serão realizadas reuniões mensais. As atividades serão divididas por Regiões Administrativas, que gerenciam as 150 unidades educacionais do município de Maceió.
A secretária de Educação, Jó Pereira, participou da reunião ao lado da subsecretária de Gestão Educacional, Catharyna Dávila, da subsecretária Pedagógica, Maria Vilma, da superintendente de Governança, Marcelle Telles e integrantes das diretorias da Semed.
Jó Pereira reforçou que as unidades escolares e a Semed estão alinhadas e de mãos dadas para a resolução dos problemas. “Todos vocês são gestores, assim como eu. Então, tenham certeza que os problemas das escolas não são apenas de vocês, são da Semed também. Não tenham dúvidas que nós entendemos desse jeito e que iremos fazer, sempre, o que estiver ao nosso alcance”, afirmou.
Ao longo do encontro foram discutidos diversos pontos, desde a chegada de materiais pedagógicos e dos programas de alfabetização, da distribuição do novo fardamento, além de demandas de infraestrutura para reformas e ampliações de algumas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.
A secretária de Educação defendeu a implantação de ferramentas tecnológicas para agilizar o trâmite de processos internos, facilitando o diálogo entre a escola e a Semed. Ela também abordou a importância da escuta com os diretores escolares, por meio desses encontros. “Essa reunião é a primeira de um ciclo e a gente precisa intensificar nossos encontros. É conversando com vocês que pode surgir uma solução, bem como a gente pode encontrar soluções olhando para a escola”, comentou.
A secretária reforçou que alguns dos problemas enfrentados pela educação municipal são históricos, principalmente nas estruturas físicas e número de profissionais disponíveis, mas que todas essas dificuldades precisam e estão sendo enfrentadas com um planejamento qualificado e com novas alternativas, já que o importante é atender as crianças e jovens de Maceió, valorizando todos os profissionais envolvidos.
Sérgio Lima, diretor da Escola Dom Helder Câmara, que fica no bairro Feitosa, ressaltou a importância do encontro para buscar melhorias para as unidades de ensino. “Hoje foi um dia de dialogar e discutir problemas para trazer soluções. E o que a gente espera da gestão é justamente esse diálogo e uma constante escuta. Além disso, a gente também espera a realização das nossas demandas. Nós sabemos que não é fácil, mas vamos seguir lutando e dialogando sempre para melhorar a nossa escola, que é tão importante para a nossa comunidade”, destacou.
foi de debate e busca por melhorias. Fotos: Mariel Matias/Ascom Semed
*Secom Maceió