Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Educação

Educar é Massa: mais de 600 estudantes participam do primeiro dia do Pré-Ifal da Semed

Educar é Massa: mais de 600 estudantes participam do primeiro dia do Pré-Ifal da Semed

(Imagem: Thony Nunes/Ascom Semed)

Cerca de 630 estudantes participaram do primeiro dia do Pré-Ifal Educar é Massa, promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do professor Beto Brito. O intensivão gratuito prossegue até este sábado (2), em duas salas de exibição do cinema do Pátio Shopping, no Benedito Bentes, das 9h às 17h.

A iniciativa busca preparar os alunos dos 9º anos da rede pública de ensino que participarão do Exame de Seleção para os cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A prova será no domingo (3).

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, marcou presença na abertura do Pré-Ifal e destacou que a vaga no Instituto Federal pode proporcionar mudanças na vida desses estudantes.

“As salas estão lotadas e a gente fica muito feliz com isso, porque nossos alunos da rede municipal, como também da estadual, estão aqui para juntar conhecimento e domingo participarem da prova. O Ifal é uma oportunidade que eles terão de ingressar em um ensino médio de muita qualidade, além do curso técnico profissionalizante, levando a uma transformação de vida”, afirmou Jó.

A gestora da Educação ainda deixou um recado para os alunos que, a partir de agora, irão trilhar um novo caminho: "Para nós estarmos aqui hoje é um momento de realização. Nas nossas vidas temos etapas, uma jornada, e agora vocês estão caminhando para uma nova etapa, o Ensino Médio, um novo momento da vida de vocês. E estamos aqui, eu e o prefeito JHC, para apoiar esse novo momento, porque acreditamos no potencial de cada um de vocês”, concluiu.

Redes municipal e estadual

A aluna Clara Sophie, de 14 anos, estuda na Escola Municipal Hévia Valéria, do Village Campestre I. A jovem deseja cursar mecânica no Ifal e contou qual a expectativa dela para o aulão. “Eu fiquei sabendo do aulão pela coordenadora. Ela vive nos incentivando a fazer o Ifal. Minha expectativa é que as aulas sejam bem explicadas e que a prova seja muito boa, porque é difícil”, disse.

O também aluno da rede municipal, Luis Eduardo, 14 de anos, destacou a importância da prefeitura promover esse pré-Ifal gratuito. “Eu acho importante porque ajuda muito aos alunos da rede pública que não têm condições de pagar aulas por fora”, afirmou.

Beatriz Oliveira, 15 anos, da Escola Estadual Rosalvo Lobo, não perdeu tempo e garantiu a vaga no preparatório promovido pela prefeitura. “Eu fiquei sabendo pelo jornal. É importante incentivar os alunos a ter uma educação melhor para entrar em um lugar muito bom”, comemorou a adolescente.

Os estudantes receberam material de estudo exclusivo, participaram de sorteio de brindes e dinâmicas durante as aulas ministradas por um time de professores de Alagoas e de outros estados. No dia 2 de dezembro, o intensivão será transmitido também, ao vivo, pelo YouTube da Prefeitura de Maceió.

Para Edilma Viveiros, tia da aluna Lisandra Mariah, 15, a iniciativa vem como um norte para os estudantes que sentiram dificuldades ao longo da preparação deste momento ímpar na vida deles.

“Acho maravilhoso, inclusive essa iniciativa deveria ocorrer com frequência. Porque a gente vê as dificuldades que os alunos têm em distinguir os conteúdos que irão cair na prova. Essa iniciativa é nota 10, porque precisamos investir neles”, pontuou.

Time

Os professores são Deividy Carlos (Estudos Sociais); Mailson Farias (Português); Nicholas Ursulino (Matemática); Maria Moreira (Estudos Sociais); Aytron Farias (Português); Solon Ramos (Matemática); Mácllem Luan (Português); Sérgio Fonseca (Estudos Sociais); Ricardo Moral (Estudos Sociais); Miguel Vasconcelos (Matemática); JP (Português); Josivaldo (Matemática); Daniel e Ary Se liga nessa História (História); Pablo Jamilk (Português); Rodrigo Sacramento (Matemática); Barbarussa (História); Pamba (Português); Gis com Giz (Matemática); Sabrina Larramendi (Língua Portuguesa); Elisa Vilalta (História); José Marcos (Matemática); e Thiago Rocha (Geografia).

Outras ações

Este ano, a Semed realizou outras ações visando a preparação de estudantes alagoanos para o ingresso no ensino superior. O Pré-vestibular Educar é Massa preparou, durante cinco finais de semana consecutivos, milhares de estudantes, com uma série de aulões (presenciais e online) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dentro do projeto, foi realizado ainda o evento “Maior aulão do Brasil”, reunindo mais de 1.200 estudantes no Teatro Gustavo Leite, com professores de todo o país, além de parcerias com o Feirão do Estudante e Clube do Fera.

*Secom Maceió