Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Atividade resgata e estimula manifestações populares com estudantes
Com o objetivo despertar e estimular o prazer pela cultura popular e valorizar as manifestações folclóricas e a diversidade cultural do país, mais de 300 alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luíza Suruagy participaram, nesta quinta-feira (29), do projeto FolKlore.
A atividade foi realizada nos dois turnos com uma programação diversificada que contou com adivinhações, lendas, trava língua, ditados populares, brincadeiras antigas, comidas típicas e apresentações de Pastoril, Bumba Meu Boi, dança com o boitatá e recitação de cordéis.
“É importante trabalhar o resgate junto com os estudantes e ao mesmo tempo preservar nossas tradições”, afirmou a coordenadora pedagógica da escola, Maria Lígia Passos.
O estudante Deivison Timóteo teve a oportunidade de aprender muitas coisas sobre o folclore. “A gente pintou, construiu um boizinho feito de rolo de papel higiênico. Fizemos atividades no pátio e apresentações. Teve várias brincadeiras. Eu gostei muito de tudo”, disse.
Para a professora Benedita Betânia Gomes é importante refletir sobre o folclore para a cultura e a sociedade. “Sabemos que a cultura é esse saber popular que é transmitido de pessoa para pessoa através da oralidade. Então, é dessa forma que a gente consegue manter viva a memória do povo, as tradições, as brincadeiras, as lendas, as conversas, as cantigas de roda, as brincadeiras”, explicou.
A professora também ressaltou que todas as atividades desenvolvidas pelos alunos foram socializadas no pátio com a participação de toda a comunidade escolar. Antes de se apresentarem, os estudantes fizeram uma pesquisa sobre o tema e personagens marcantes do folclore brasileiro. A didática envolveu o desenvolvimento de habilidades manuais, construção de brinquedos e depois a contação de histórias.
*Redação com Assessoria