Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Educação

Escola municipal promove feira de ciências sobre o Riacho Salgadinho e preservação ambiental

Escola municipal promove feira de ciências sobre o Riacho Salgadinho e preservação ambiental

(Imagem: Thony Nunes/ Ascom Semed)

Estudantes dos 1º ao 5º anos e a comunidade da Escola Municipal Zaneli Caldas, localizada no Poço, realizaram, nesta sexta-feira (22), uma exposição artística e científica sobre o Riacho Salgadinho. Trata-se da 2ª Feira de Inovação, Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade, que abordou o tema: "Um mergulho na história do Riacho Salgadinho".

A ação teve como objetivo mostrar o passado, o presente e o futuro da localidade. A exposição, que trouxe a história do Salgadinho, contou com um cenário informativo e informações sobre a importância da preservação ambiental. As paredes de um dos corredores da escola foram cobertas com painéis azuis como a cor do mar. Imagens de lixo, papel e sacolas também podiam ser vistos nas águas, promovendo uma ambientação imersiva.

A fauna, a flora, bem como a arquitetura do entorno do riacho foram representadas em réplicas feitas pelos estudantes, que capricharam no cenário e mostraram, em cartazes, maquete e fotos do riacho e toda sua evolução até os dias atuais. As exposições aconteceram em cada sala de aula.

Segundo a diretora da unidade, Ana Paula Pedrosa, cada turma ficou com uma temática, a exemplo dos 2º anos, que reutilizaram materiais recicláveis para a construção de jogos e brinquedos e os 5º anos, que fizeram instrumentos musicais utilizando garrafas, latas e CDs. Ela explica que, antes da feira, os alunos participaram de um processo de pesquisa, com direito a palestras e idas ao local, mostra de vídeos.

"Nada melhor do que a gente valorizar o projeto Renasce Salgadinho, que vai trazer tantas oportunidades para a região. Nossa escola está no entorno, as famílias precisam conhecer e entender a importância de mantê-lo limpo após o processo. E as crianças são multiplicadoras dessas aprendizagens. As crianças ficaram muito empolgadas e estamos muito felizes com o resultado", disse a diretora.

A professora do 2º ano, Andréa Braga, destacou a importância do evento. "Tudo foi feito com os alunos, pais e a escola como um todo. Tentamos conscientizar os alunos e fazer com que os alunos levassem essas informações para a família. Essas crianças fizeram de uma forma maravilhosa. Elas conseguiram melhorar essa percepção do que é lixo e do que pode ser reutilizado e útil. Voltaram a brincar", destacou Andréa.

Maria Luiza Perdigão, de 11 anos, do 5º ano, aprovou a experiência da feira. "Fizemos uma maquete sobre o Riacho Salgadinho no passado. Nesse processo, eu aprendi que o rio era mais bonito, as pessoas tomavam banho, pescavam e até lavavam roupas. Fiquei um pouco nervosa em apresentar, mas deu certo. Foi muito bom", contou.

*Secom Maceió