Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Para garantir o processo democrático das eleições de diretores e vices das escolas da rede pública municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realiza, nesta terça-feira (20), a segunda chamada do pleito em 11 unidades educacionais.
As escolas participam da segunda chamada quando, por algum motivo, não conseguem concluir todas as etapas do processo eleitoral, como é o caso das chapas - homologadas no dia 2 de junho - que estão concorrendo nesta terça-feira.
O objetivo das eleições escolares é promover um diálogo entre a gestão e a comunidade escolar, como informou a técnica pedagógica da Semed, Rosilene Alves: "A eleição de diretores com participação da comunidade escolar, bem como a obrigatoriedade de alternância do poder figuram-se como mecanismos de suma importância em prol da implantação da gestão democrática nas escolas públicas", explicou.
Na Escola Municipal Cícera Lucimar de Sena Santos, na Mangabeiras, os pais compareceram para participar da votação cheios de expectativas. “Pela eleição, a gente vai poder escolher alguém para ocupar o cargo que pense melhor e trabalhe da melhor forma para as nossas crianças. Temos que escolher alguém que tenha boa vontade e um espírito de elevar a escola”, revelou Wendel Martins, pai da aluna de 9 anos, Lara Nataly.
A mãe do aluno Bernardo Antônio, 6 anos, Virgínia Pereira, que também está matriculada na escola, explica que esse é um momento importante para os pais. “A gente quer que as pessoas que estejam à frente da gestão escolar sejam as mais preparadas e comprometidas, por isso estamos aqui. O filho da gente é a melhor referência para entender se a escola está sendo de qualidade, e sempre ouço e observo o que ele tem a dizer pra trazer isso para a comunidade escolar”, explicou.
Segunda chamada da eleição para diretores escolares. Foto: Tony Nunes/Ascom Semed
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió