Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 22 de janeiro de 2026

Educação

Estudantes de escola municipal de Maceió realizam desfile de moda sustentável

Unidade de Ensino Professora Natalina Costa Cavalcante promove conscientização ambiental com o reaproveitamento de materiais

Estudantes de escola municipal de Maceió realizam desfile de moda sustentável

(Imagem: Ascom Semed)

Na manhã desta quinta-feira (22), a quadra da Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, localizada no Tabuleiro, parte alta de Maceió, foi palco do primeiro desfile de moda sustentável da unidade de ensino, uma iniciativa pedagógica que integrou educação ambiental, criatividade e sustentabilidade.

Os alunos desfilaram com roupas confeccionadas a partir de materiais descartáveis, como copos plásticos, CDs, papelão e outros itens recicláveis. As produções foram desenvolvidas de forma colaborativa, com a participação das professoras e dos pais dos alunos, fortalecendo o envolvimento da comunidade escolar nas ações de educação ambiental. Além do desfile, as crianças também apresentaram coreografias e recitaram um poema com temática ambiental.

As equipes de Educação Ambiental, Educação Especial e Gestão Educacional da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) compareceram ao evento, reforçando o apoio da rede pública municipal de ensino à iniciativa.

A vice-diretora da unidade, Márcia Portela, destacou o envolvimento da comunidade escolar e a importância de ações como o desfile para consolidar a sustentabilidade como um valor essencial para a vida no planeta. “A proposta é trabalhar a consciência ambiental com os alunos de forma pedagógica, a partir do reaproveitamento de materiais descartados, envolvendo toda a comunidade escolar e mostrando a importância do meio ambiente para a nossa sobrevivência”, afirmou.

“É uma iniciativa que envolve alunos, professores e a comunidade, ensinando, na prática, o uso consciente de materiais que antes seriam descartados, contribuindo para um ambiente mais limpo e sustentável”, comentou Estecia Sarmento, da coordenação de Educação Ambiental da Semed.

Aprendendo desde cedo

A professora Rita de Cássia, idealizadora do projeto, ressaltou que a iniciativa contribuiu para transformar a relação dos alunos com o espaço escolar e com o meio ambiente. Para ela, a proposta possibilitou trabalhar a coleta seletiva e o cuidado com a natureza de forma prática, além de integrar conteúdos pedagógicos, como a produção de poemas em Língua Portuguesa, à temática da reciclagem.

“Foi um trabalho muito significativo, porque as crianças aprenderam sobre coleta e cuidado com o meio ambiente de forma prática. Elas ficaram encantadas com as atividades, e o envolvimento dos pais na confecção das roupas tornou tudo ainda mais especial. Como professora, é muito satisfatório ver esse resultado”, destacou a docente.

A aluna Thays Eloáh, 5 anos, também compartilhou a experiência de participar do desfile. Ela frisou o aprendizado sobre o cuidado com o planeta. “Eu achei muito legal aprender sobre reciclagem e a cuidar bem do nosso planeta. O vestido que estou usando foi feito com sacola, tampinhas e copinhos de plástico. Hoje foi muito legal, e eu gostei muito”, contou.

Esse tipo de ação desenvolvida nas escolas reforça a importância da educação ambiental desde a infância, estimulando práticas sustentáveis e, sobretudo, o envolvimento da comunidade escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.

*Assessoria