Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 03 de maio de 2024

Educação

Famílias elogiam unidade Gigantinhos que beneficia mais de mil crianças

Famílias elogiam unidade Gigantinhos que beneficia mais de mil crianças

(Imagem: Secom Maceió)

Um lugar seguro, confortável e de garantia de uma educação pública de qualidade em tempo integral para 1.200 crianças, de 6 meses a 5 anos. Esse local é o Centro Municipal de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEI-RP) Professora Maria Elizabete dos Santos, no bairro Santos Dumont, aos olhos das famílias beneficiadas com a unidade de ensino, que faz parte do Programa Gigantinhos.

Para algumas mães, o momento foi de emoção ao deixar o filho, pela primeira vez, em um local seguro onde serão bem cuidados. "O coração fica apertado por ter sempre ele comigo, mas é algo necessário tanto para eles [filhos] quanto para a gente”, revelou Letícia Araújo, mãe de Nicolas Heitor, de 1 ano e 6 meses.

As 1.200 crianças terão à disposição berçários, cozinha, brinquedoteca, pátio externo e playground. Além disso, os pequenos terão a garantia de seis refeições diárias com um cardápio variado.

“O espaço está maravilhoso, as auxiliares de sala estão de parabéns porque meu filho foi super acolhido, ele não chorou”, acrescentou a mãe.

O CMEI-RP Professora Maria Elizabete dos Santos era uma demanda antiga da população da parte alta de Maceió.

Letícia Araújo não escondeu a emoção ao ver a nova unidade de ensino em pleno funcionamento. “A parte alta estava precisando disso aqui. Eu moro no Residencial Jardim Royal e lá só tem um CMEI. Então, esse novo espaço aqui a gente estava precisando muito e isso deixa nosso coração quentinho, porque finalmente esse momento chegou de uma nova creche", revelou.

Joelma Farias é mãe de Pietro Joaquim, 2 anos, uma das crianças matriculadas na unidade de ensino. A manicure elogiou a praticidade do processo de matrícula e destacou a importância da creche para mães, como ela, que precisam trabalhar e agora têm um local seguro para deixar os filhos.

"Desde a pré-matrícula eu me surpreendi com a praticidade. E hoje, nós temos a maior confirmação que é a segurança de deixar nossos filhos em um espaço muito bom, oferecendo coisas que nós não temos em casa, como a alimentação com frutas, que muitas vezes a gente não tem para oferecer. Hoje posso dizer que tenho um lugar seguro para deixar meu filho para que eu possa trabalhar e conquistar outras coisas para a minha vida”, pontuou a manicure.

Oportunidade de emprego

A nova unidade, gerenciada pelo Igeve, conta com 166 profissionais qualificados, incluindo professores, auxiliares de sala, cozinheiros e coordenadores pedagógicos. Para muitos, a abertura da creche significou oportunidade de melhoria de vida e entrar no mercado de trabalho.

É o caso da auxiliar de sala, Luana Mickaella, 27 anos, que já trabalhou como babá e cuidadora de crianças. “Essa creche, parceria do IGEVE e da prefeitura, abriu muitas portas tanto para nós, que estávamos desempregados, para as crianças que estavam sem estudar, bem como para os pais que precisavam trabalhar em tempo integral e não tinha com quem deixá-las”, afirmou.

 Melissa Esteves é a presidente do Igeve, responsável pela gestão do CMEI-RP Professora Maria Elizabete dos Santos. Durante a inauguração, ela agradeceu ao prefeito JHC e à secretária Jó Pereira pela confiança dada ao Instituto para essa missão.

“Agradecemos à Prefeitura de Maceió por essa acolhida ao nosso Instituto e a gente fica feliz em contribuir para uma educação melhor dessas crianças. É uma parceria de coparticipação, então será uma gestão em conjunto com a prefeitura. Nós oferecemos a mão de obra dos profissionais e a capacitação junto à prefeitura”, explicou.

Gigantinhos

Até o final de 2024, a Prefeitura de Maceió vai oferecer mais 10 mil novas vagas em creches, todas em regime de tempo integral. O Gigantinhos representa um investimento significativo na educação pública da capital alagoana.

Foram investidos R$ 165 milhões na assinatura da ordem de serviço para a construção de 10 creches para 3.200 alunos.

Inicialmente, 4.300 vagas de creche e pré-escola foram assim distribuídas: 1.350 no CMEI/RP Antares; 1.200 no CMEI/RP Santos Dumont; 680 no CMEI/RP Chã da Jaqueira; 500 no CNEC Poço; 450 no Tabuleiro do Martins; e 120 na Ponta da Terra.

Os espaços nos bairros Santos Dumont, Chã da Jaqueira e Ponta da Terra começaram a funcionar na segunda (15). E a partir do dia 30 do mesmo mês, as creches dos bairros Antares e Tabuleiro.

*Secom Maceió