Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Visando sensibilizar os profissionais da educação sobre a relevância da frequência escolar para o desenvolvimento educacional e social dos estudantes beneficiários do programa Bolsa Família, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, nessa segunda-feira (22), o I Encontro Formativo para Operadores Escolares de 2024, no auditório da Casa da Indústria.
Com apoio do Ministério da Educação (MEC), o evento forneceu orientações práticas para o registro e acompanhamento da frequência escolar e promoveu, por meio de mesas redondas, a articulação entre os diferentes atores da comunidade escolar para fortalecer o combate à evasão de alunos.
As mesas debateram o Sistema Presença, desenvolvido pelo MEC com objetivo de acompanhar e monitorar a frequência escolar, e a Busca Ativa Escolar, plataforma online e gratuita com o objetivo de ajudar os municípios no combate à exclusão escolar, discutindo seus respectivos funcionamentos.
“O treinamento do operador escolar no Sistema Presença e na Busca Ativa Escolar é crucial para garantir a eficácia dessas ferramentas, sendo capaz de melhorar a precisão dos dados de presença, reduzir a evasão escolar e promover um ambiente educacional mais inclusivo e engajador”, afirmou Tayse Roque, coordenadora técnica geral de Programas e Projetos na Escola.
Ela destacou que a plataforma Busca Ativa Escolar articula uma metodologia social com uma ferramenta tecnológica e, assim, permite o planejamento cuidadoso do retorno de crianças e adolescentes à escola, por meio de ações intersetoriais e do acompanhamento da permanência dos estudantes por um ano após seu retorno.
Representando a Semed, participaram também do evento a diretora de Gestão Educacional, Juliana Cahet, a coordenadora de acompanhamento escolar, Rita Fernandes, e a coordenadora de Programas e Projetos, Ângela Azevedo. Ainda estiveram presentes a subsecretária da Semdes, Kal Souza, a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Filomena Menezes, e as coordenadoras do Programa Bolsa Família, Maria de Fátima Alves e Milena Marques Tenório.
Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
*Secom Maceió