Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Educação

Maceió firma cooperação técnica na área de educação com município de Sobral, no Ceará

Maceió firma cooperação técnica na área de educação com município de Sobral, no Ceará

(Imagem: Thony Nunes/Ascom Semed)

O município de Maceió firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a cidade de Sobral, no Ceará, que vem liderando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no País. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (22), durante o seminário “Gestão de resultados”, uma das ações do projeto Se liga no Ideb!, que ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na Cruz das Almas.

O documento foi assinado pela secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, pelo secretário-adjunto de Educação de Sobral e presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Amauri Gomes, e pelas subsecretárias de gestão educacional e pedagógica de Maceió, Noêmia Barroso e Vilma dos Santos, respectivamente.

O acordo possibilitará um relevante intercâmbio de técnicos, gestores, professores e pesquisadores com o intuito de aperfeiçoar a formação e difundir práticas educacionais inovadoras, tendo em vista o modelo de gestão educacional de Sobral, que está entre os melhores índices de aprendizagem do Brasil.

“Essa cooperação vai nos permitir estar juntos. É uma cooperação técnica de mão dupla e isso é muito bom. Com o apoio fundamental do nosso prefeito JHC à Educação, estamos aqui para dar continuidade a nossa missão de transformar vidas através da educação”, afirmou Jó Pereira.

Ainda durante a solenidade, a secretária pontuou que está ciente dos desafios históricos da educação pública municipal, mas garantiu comprometimento em vencer obstáculos e avançar sempre, referindo-se ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujo resultado contribui para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“A prova Saeb é o retrato de um dia, mas ela carrega no seu resultado dias, semanas, meses, muitas vezes anos de dedicação e desafios. Estamos juntos nessa, Semed e rede de ensino, conscientes dos nossos desafios, estamos focados em, dentro das nossas possiblidades, com muita determinação e muito trabalho, tentar superá-los. Não podemos perder nunca a alegria de apoiar, fazer agora, nos próximos dias, semanas, meses, o fazer acontecer da nossa missão, o sucesso de cada aluno envolvido nessa avaliação. Sucesso esse que envolve o trabalho de todos vocês, professores, coordenadores e diretores”, ressaltou Jó.

A secretária de Educação prosseguiu afirmando esperar que, no futuro, as provas Saeb e outras avaliações sejam desafios bem menos carregados de dificuldades. “Essas avaliações têm que ser justas para todos envolvidos nessa missão. É essa razão de insistirmos tanto em nossos diagnósticos, planejamento, porque vamos sim, construir melhores condições de trabalho na

educação, com tecnologia, valorização e respeito a você, profissional, e as nossas crianças e jovens, que são por quem trabalhamos”, frisou.

O secretário-adjunto de Educação de Sobral, Amauri Gomes, agradeceu o convite da Semed e aproveitou para convidar o corpo técnico da rede pública municipal de ensino para participar fazer uma imersão técnica na Secretaria de Educação de Sobral (CE), bem como participar de cursos formativos daquele município, que é líder do Ideb.

Para a subsecretária de gestão educacional de Maceió, Noêmia Barroso, o momento é de motivação para os docentes . “Esse acordo é para fortalecer toda a rede, especialmente para os nossos resultados. Estamos com o projeto Se liga no Ideb! favorecendo a formação continuada dos professores dos 5º e 9º anos e gestores escolares. É um momento de integração e motivacional”, informou.

A subsecretária de gestão pedagógica de Maceió, professora Vilma dos Santos, explicou que este acordo é o início de uma nova fase, mas também a continuidade de um longo trabalho já desenvolvido. “Esse momento é grandioso para nós por estamos dando continuidade às ações que já vêm sendo desenvolvidas na rede de ensino de Maceió, então, agradeço a todos pelo empenho de esforços construindo a melhor educação que podemos oferecer”, disse.

Seminário

Além da assinatura da cooperação técnica, professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares assistiram, no período da manhã, as palestras “Compreendendo a escala de proficiência do Saeb”, ministrada pelo professor doutor Helciclever Barros; e “ Avaliação Diagnóstica e formativa: corrigindo rotas para avançar na aprendizagem”, apresentada pela professora Maria Fátima Holanda.

À tarde, o público prestigiou a palestra “Formação de gestores para uma gestão de processo baseado na liderança, no planejamento e no foco da aprendizagem” , com o professor-doutor Herbert Lima.

Também houve formações para os professores dos 5º e 9º anos,  cujos temas abordados foram “A avaliação ao longo dos anos no município de Maceió”, com Ariana Viana; “Habilidades e competências de Língua Portuguesa”, com Daniela Pistori, Rosemary Varella; e “Habilidades e competências de Matemática”, com Juliana Baroni e Diogo Pinho.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió