Domingo, 25 de maio de 2025
Domingo, 25 de maio de 2025
O Ministério da Educação (MEC) lançará, na quarta-feira, 29 de janeiro, cursos de especialização de formação para técnicos das secretarias de Educação estaduais, municipais e distrital. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, faz parte do eixo Formação do programa Mais Professores para o Brasil. Com aproximadamente 40 mil vagas para os quais serão investidos mais de R$ 42,34 milhões. O evento ocorrerá na sala de Atos do MEC, em Brasília, a partir das 10h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal da pasta no YouTube.
Os participantes atuarão como formadores de professores nas redes de ensino. Serão lançados os cursos de Especialização para Formação de Formadores em Alfabetização – 1º e 2º ano do ensino fundamental; Especialização para Formação de Formadores em Alfabetização – 3º ao 5º ano; Especialização para Formação de Formadores em Matemática – Anos Iniciais; Especialização para Formação de Formadores em Matemática – Anos Finais. Cada um terá 800 vagas disponíveis e os técnicos indicados pelas secretarias assumirão o compromisso de realizarem a aplicação das formações em seus territórios.
Os cursos de alfabetização buscam formar especialistas para que apliquem práticas de formação inovadoras adquiridas nos processos de alfabetização do 1º e 2º ano, além da sua consolidação do 3º ao 5º ano. Já a especialização em matemática vai ajudar na construção de conhecimentos matemáticos estruturantes do ensino fundamental.
As especializações serão realizadas de forma síncrona, em dois encontros presenciais, com foco em práticas de formação inovadoras. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento receberão um certificado de Especialista para Formação de Formadores, com a especificação da respectiva área para a qual concluiu. Ao final da especialização, ele deverá apresentar um relatório descritivo da formação realizada.
O MEC ofertará, ainda, nove especializações para professores no programa Escola das Adolescências, com 12.640 vagas. São elas: Especialização Focada em Adolescências e Equidade, com 4.000 vagas, para todos os estados e municípios que fizeram adesão a essa política e 8 Especializações para cada Componente Curricular, com 8.640 vagas, para professores dos anos finais do ensino fundamental. Serão ainda ofertados cursos de aperfeiçoamento do Programa Escola das Adolescências – por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec), com a oferta de 40.000 vagas para todos os estados e municípios do país.
Outra novidade que será anunciada é a realização da Especialização em Docência na Educação Infantil, criada com o objetivo de trabalhar questões nesta área. Serão ofertadas 3.000 vagas nas seguintes instituições: Universidade Federal do Piauí; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Federal do Oeste do Pará; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Na área de educação digital, o MEC promoverá a Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, no âmbito da Estratégia Nacional Escolas Conectadas. Serão ofertadas 5.500 vagas, com a coordenação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em parceria com universidades de todas as regiões do país.
Saiba mais sobre os cursos
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa prevê, além do Portal de Formação, as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Prova Nacional Docente e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
*Redação com Ascom do MEC