Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A programação desta terça-feira (15) no estande da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), na Bienal Internacional do Livro, em Jaraguá, está bem recheada. Durante a manhã, cerca de 500 crianças de creches municipais participaram de atividades de contação de histórias, oficina de pintura e de confecções de objetos com materiais recicláveis.
As ações foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), que conta com equipes de apoio no estande da Semed. Além disso, os pequenos circularam na Bienal para conhecer o robô Edu, atração especial do evento, e também utilizar os vales-livros para a compra de obras literárias.
"É emocionante ver o engajamento deles, principalmente quando entram na Bienal com os olhos cheios de expectativas, comprando os livrinhos com os vales. Eles fazem questão de tirar os livros da sacola e mostrar para a gente. É lindo acompanhar esse monte de crianças imersas no universo de arte e cultura", disse a coordenadora de Formação Docente da Semed, Regina Buarque.
A coordenadora pedagógica da creche Manoel Coelho Neto, localizada no Farol, Cássia Cristina Barbosa, destacou o papel fundamental da Semed ao apoiar a ida dos alunos para o evento.
"O estande está muito interessante, as crianças estão participando bastante, a gente só tem a agradecer por essa iniciativa", contou a coordenadora.
Entre as 11 crianças que vieram para o evento, estava Gabriel Mikael, de seis anos. Ele contou que viu a história dos três porquinhos e que gostou de pintar os desenhos. "Eu vi o lobo, a casa de palha, de tijolos e de madeira. Aqui eu pintei bastante e vou continuar em casa. Foi tudo muito bom, muito legal. Aproveitei com os amigos e as tias. Agora estou indo ver o robô dançar", disse o pequeno, que não disfarçava a empolgação no olhar.
A contação de história e o incentivo à leitura, por meio da troca de livros e dinâmicas pedagógicas, foram realizadas por Lúcia Andrade, Meire Deise Santos e Gracileide Melo, todas técnicas e contadoras de histórias da biblioteca da Semed. Foram lidas histórias de variados gêneros, da fantasia aos contos de fadas, passando pelas aventuras e livros de imagens.
Programação continua
A previsão é de que mais 800 crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino visitem o estande da Semed ainda nesta terça-feira, como também os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Até às 17h, haverá contação de histórias, oficinas de materiais recicláveis, apresentação de fantoches e troca de livros.
Ainda no período da tarde, está prevista para acontecer uma apresentação musical com o cantor Wado, e um sarau com outros três poetas. Na sala Ponta Verde, também terá uma socialização de projetos de leitura para os anos iniciais e uma mesa-redonda sobre a "Educação em Direitos Humanos: Combate e Prevenção de Violências", com Jônatas Menezes Silva e Luciano Silva Amorim.
Encerrando a programação, o poeta alagoano Hugo Novaes lança seu livro ‘Poematizando’ no estande da Semed, às 19h.
Ações acontecem no estande da Semed na Bienal. Fotos: Thony Nunes/Ascom Semed
*Secom Maceió