Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 18 de dezembro de 2025

Educação

Parque Biblioteca Maceió celebra vivências e aprendizagem de estudantes com oficinas lúdicas

Atividades desenvolvidas no espaço foram marcadas por seminários, canções e jogos

Parque Biblioteca Maceió celebra vivências e aprendizagem de estudantes com oficinas lúdicas

(Imagem: Ascom Semed)

Na manhã desta quinta-feira (18), o Parque Biblioteca, localizado no Benedito Bentes, foi tomado por cores, criatividade e aprendizado durante a conclusão das atividades desenvolvidas ao longo do percurso formativo dos estudantes atendidos pelo espaço em 2025. O evento reuniu familiares, responsáveis e convidados, que percorreram os ambientes do equipamento cultural para conhecer os trabalhos produzidos pelas turmas.

Pinturas, produções artísticas, oficinas, jogos educativos, aulas de robótica e a confecção de cartões de Natal fizeram parte da programação, evidenciando a diversidade de experiências vivenciadas ao longo do ano de 2025.

Alcicleide Alexandre, coordenadora-geral do Parque Biblioteca, explicou que a iniciativa, realizada tanto no período da manhã, quanto da tarde, marca o encerramento de um ciclo de ações e foi pensada para valorizar o processo de aprendizagem das crianças.

“Hoje, realizamos a culminância das atividades desenvolvidas no Parque Biblioteca, integrando a recomposição da aprendizagem e o eixo bilíngue. Este é um momento em que as crianças podem vivenciar e apresentar, na prática, tudo aquilo que aprenderam ao longo do percurso formativo. Então, encerramos esse ciclo com o sentimento de missão cumprida e com a certeza de que estamos contribuindo para o desenvolvimento integral de cada criança”, ressaltou.

Ampliando horizontes

Entre os destaques, as crianças apresentaram conteúdos que abordam o Natal em diferentes culturas e países, promovendo o contato com novas realidades e saberes. A iniciativa estimulou o respeito à diversidade cultural e o olhar para o mundo de forma mais ampla, desde a infância.

“A proposta educativa desenvolvida no Parque Biblioteca vai além dos livros. As crianças têm acesso à cultura e à arte, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades como comunicação, relações interpessoais e o fortalecimento da leitura e da escrita, o que faz toda a diferença no processo de aprendizagem”, destacou a professora Lizianne Freire.

As atividades também incluíram o aprendizado de idiomas, com brincadeiras e conteúdos pedagógicos desenvolvidos em inglês. As disciplinas escolares foram trabalhadas de forma lúdica, integrando linguagem, conhecimento e diversão em um mesmo processo educativo.

Anna Lorena, 11 anos, aluna da Escola Municipal Professor Petrônio Viana e participante das atividades do Parque Biblioteca, destacou a importância da vivência no espaço para o aprendizado e para o contato com diferentes áreas do conhecimento.

“Aqui, eu aprendi muito. Tive aulas de pintura e desenho, vi sobre robótica, tecnologia, música e leitura, que é algo que eu gosto bastante. Também aprendi sobre culturas diferentes, sobre respeito e preconceito, entendendo a importância de valorizar as diferenças. Esse é um lugar que vai ficar marcado na minha memória, porque aprendi muito e fui muito bem acolhida por todos”, contou.

A mãe da estudante, Andressa Thalya, expressou satisfação ao acompanhar o avanço da filha nos estudos. “Durante o período em que participou, minha filha desenvolveu muito o entendimento sobre diferentes culturas, além de avançar nas áreas de arte, desenho e robótica. Foi uma oportunidade muito importante para ela, que sempre demonstrou interesse por essas atividades. Como mãe, sou muito grata por poder acompanhar o desenvolvimento dela”, frisou.

Parque Biblioteca

O Parque Biblioteca é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Ministério da Cultura. O espaço é administrado pela Rede Areté, sob a supervisão do município de Maceió.

O espaço atende 1.052 crianças das escolas municipais Paulo Henrique Costa Bandeira, Padre Brandão Lima, Frei Damião, Maria de Fátima Lyra e Professor Petrônio Viana, com atividades de contraturno diversificadas, a exemplo de música, teatro, robótica, informática e esportes, além do ensino bilíngue e da recomposição da aprendizagem em matemática e língua portuguesa. Aos sábados, o local é aberto à comunidade, com ações voltadas para pessoas de todas as idades.

*Redação com Assessoria