Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Profissionais do turismo de Maceió participaram da aula inaugural do curso de espanhol, que está sendo oferecido de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Escola Municipal Cícera Lucimar de Sena Santos (antigo Colégio Jambo), no bairro Poço.
O início do curso ocorreu na última segunda-feira (29) e contou com música, declamação de poemas. Com dois anos e meio de duração, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, no horário noturno.
Novo idioma
Edson Erhardt, guia turístico das piscinas naturais de Maceió, foi aluno do curso introdutório em 2023. Ele contou que, através dos três meses de aprendizado, teve a primeira oportunidade de conhecer a língua estrangeira, apesar de lidar com turistas no seu dia a dia. Agora, retorna para conquistar sua fluência no espanhol.
“Acredito que esse segundo módulo vai nos enriquecer ainda mais. Esse elo entre o profissional e o turista é muito importante e falar o espanhol permite isso. Além disso, a importância dessa interatividade que o curso traz, a importância de se sentir acolhido através da comunicação, são aspectos fundamentais. Muitas vezes, isso é o que faz o turista se sentir acolhido, como se fosse um abraçar”, afirmou Edson.
A artesã Maria Elenilza também vai aprimorar seus conhecimentos. Para vender seus produtos no bairro Pontal da Barra, Maria contava com um conhecimento básico do espanhol, que adquiriu através de aplicativos de educação. No entanto, apesar de conseguir entender o idioma, ela sentia dificuldade ao se comunicar.
“Foi quando veio a oportunidade na Semed e eu aproveitei. E a experiência está sendo maravilhosa, estou amando. Percebi que no meu dia a dia já consigo conversar com as pessoas em espanhol e acho incrível ver essa evolução”, revelou Maria.
O coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed, professor Jeferson Simons, comemorou o início das aulas, afirmando que as expectativas são as melhores possíveis.
“É um sonho antigo nosso poder capacitar os profissionais que trabalham na orla de Maceió. Garçons, jangadeiros, rendeiras, taxistas, ambulantes, guias turísticos. Todo esse setor que há muitos anos vem trabalhando com o turismo, mas tem dificuldade com o turista latino. E quando vimos a possibilidade e a Semed também abraçou esse projeto, ficamos muito felizes”, disse.
O coordenador ainda enfatizou que o curso completo, que vem em resposta à demanda dos alunos do curso de introdução à língua espanhola, oferecido no ano passado pela Semed, destaca-se pelo seu dinamismo. “É um curso que não se limita a uma sala de aula. Teremos aulas extracampo, trabalharemos músicas e vídeos, sempre buscando produzir interação. Além disso, é totalmente gratuito e, ao final do curso, os alunos recebem um certificado”, explicou.
Aula inaugural do curso de espanhol para profissionais do turismo. Fotos: Ascom Semed
*Secom Maceió