Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) foi aberta nesta segunda-feira (16). O evento tem a parceria da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) e visa estimular o debate, a educação e a iniciação científica no âmbito escolar, com atividades voltadas para alunos e professores. A iniciativa acontece até o dia 20 de outubro, na capital e em mais quatro municípios alagoanos.
Nesta edição, a Semed conta com a participação de professores de seis escolas municipais, a exemplo da Zilka de Oliveira, Marechal Floriano Peixoto, Silvestre Péricles, Padre Pinho, Carmelita Cardoso Gama e Padre Brandão Lima.
De acordo com a subsecretária de gestão pedagógica da Semed, Maria Vilma, a Semed montou um estande para apresentar as ações desenvolvidas nas unidades de ensino, que visam fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento sistematizado em sala de aula, tanto por estudantes, quanto por docentes.
“A participação da Semed no Sinpete é muito importante, uma vez que o evento fomenta a pesquisa e representa uma excelente oportunidade para nossos professores e estudantes. Eles terão a possibilidade de socializarem resultados de projetos desenvolvidos por eles mesmos, nas escolas”, afirmou a subsecretária.
As atividades apresentadas vão desde ações desenvolvidas na Educação Ambiental a atividades físicas como fontes de saúde física e emocional; arte e cultura como mecanismos de imersão. Na oportunidade, poderão ser vistos projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula que levaram em consideração a temática discutida no evento, como reciclagem, empreendedorismo, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Sobre o evento
Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", a Semana Interinstitucional trará atividades que serão realizadas durante quatro dias, como concursos, mostras, exposições, experimentos, oficinas, minicursos, palestras, mesas e outros trabalhos voltados para o estímulo e o fomento da educação científica, todos produzidos por docentes e alunos.
A iniciativa é do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Semed, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Secretaria de Estado da Educação (Seduc - AL), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).
*Redação com Secom Maceió