Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, abriu nessa segunda-feira (25) a formação do projeto Se Liga no Ideb!: “Analisando os resultados das avaliações”, voltada para diretores escolares, articuladores de ensino, coordenadores pedagógicos e professores.
O evento aconteceu durante todo o dia, paralelamente em dois locais, no auditório da Escola de Magistratura de Alagoas – Esmal (reunindo articuladores de ensino e coordenadores pedagógicos de escolas que atendem estudantes do 5º e 9º anos) e em seis salas formativas do Cesmac, com professores dos 9º anos de língua portuguesa e matemática, e professores dos 5º anos.
O curso foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Sobral (CE), que busca, por meio dessas formações, fortalecer a importância de ações de acompanhamento, bem como as avaliações desenvolvidas nas escolas.
A secretária Jó Pereira, presente durante a abertura da formação, na Esmal, falou da importância da avaliação diagnóstica: “Esse ano começamos a implantar na rede municipal de ensino de Maceió a avaliação da aprendizagem. Hoje, aqui, cada diretor vai receber o seu diagnóstico, o diagnóstico de sua escola e isso é muito importante, para que vocês possam reflitam sobre o resultado”.
Jó Pereira explicou que o pontapé inicial rumo a melhoria dos indicadores começou há mais de um mês e segue com formações e encontros com os gestores e a atividades com alunos para que eles se sintam motivados a participar da avaliação da educação básica (prova Saeb).
“A avaliação precisa ser justa com o trabalho de cada professor, cada coordenador, de cada diretor e vice-diretor, precisa ser justa com o trabalho daqueles que fazem a rede municipal de ensino de Maceió. Nossa intenção aqui é apoiar as escolas, para que esse indicador consiga muito mais do avaliar, consiga provocar no coração, nas ações de cada profissional de educação de nossas redes, o motivo maior pelo qual nos estamos na educação”, afirmou a secretária.
Jó destacou que “a educação de qualidade não é o futuro e sim o presente, o presente que está construindo o nosso futuro”.
Programação
Durante todo o dia os gestores participaram de formação com o tema Plano de Metas para o Fortalecimento da Gestão Escolar: Estruturação Ações de Monitoramento com Foco na Aprendizagem.
O formador da cidade de Sobral, professor mestre Francisco Vilar Vasconcelos, parabenizou a rede de educação pela iniciativa em realizar o diagnóstico. Ele ressaltou que trouxe de Sobral toda a sua experiência e adiantou que não será fácil, mas que assim como a rede de Maceió, a cidade de Sobral também teve seu início.
“A gente precisou fazer uma avaliação diagnóstica para perceber e avaliar como estava a nossa educação e, a partir desses resultados, montamos planos de estratégias, planos de metas, planos de ações”, afirmou, lembrando que Sobral tem uma história de 25 anos de luta para chegar até onde chegou.
“Eu acredito que vocês aqui estão dando pontapé inicial para também conseguirem chegar a resultados positivos. É muito trabalho, mas é possível sim. Tenho certeza que cada um de vocês aqui tem competência para isso”, destacou o formador.
Para a diretora de Formação Continuada da rede municipal de educação, Juliane Medeiros, realizar a formação está sendo um grande desafio, isso porque as ações em função da melhoria dos indicadores não acontecem apenas no dia da prova Saeb, mas durante o ano todo.
“Toda a rede, em nível nacional, está se preparando, se organizando para esse momento tão importante. No entanto, ele não acontece só no dia da prova Saeb, ele acontece durante o ano todo, com ações na escola, organizadas pelas equipes escolares, coordenação pedagógica, professores, diretores, assim como a rede, com suas ações”, afirmou.
Ela explica que a formação faz parte do projeto Se Liga no Ideb! e dentro da formação, os professores discutem e acompanham as ações das escolas, levando discussões acerca do tema, apontando qual estratégia melhor utilizar dentro do plano pedagógico da escola.
A discussão dessa segunda, segundo a diretora, é a análise dos resultados da avaliação da rede. “Esse é o segundo momento de palestras onde teremos também a discussão dos resultados da avaliação da rede. Aplicamos a avaliação em todos os estudantes do 5º e 9º anos da rede, com Língua portuguesa e matemática. Esse resultado será discutido junto com os formadores de fora, que é o caso dos formadores de Sobral, que significa pra gente uma grande referência”, concluiu.
Diretores e professores compareceram em peso à formação do projeto Se Liga no Ideb. Foto: Mariel Matias
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió