Aguarde. Carregando informações.
Educação

Semed divulga Indicadores de Qualidade com foco nas políticas públicas voltadas ao ensino infantil

Semed divulga Indicadores de Qualidade com foco nas políticas públicas voltadas ao ensino infantil

(Imagem: Pedro Farias/Ascom Semed)

Com o intuito de potencializar as políticas públicas voltadas para a Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou o resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil de 2022.

A iniciativa, pioneira, é realizada anualmente desde 2021 pela Coordenação de Educação Infantil da rede pública municipal de ensino.

Com foco na avaliação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil de 2018, os indicadores representam um marco indutor relevante das políticas públicas, contemplando aspectos relacionados ao direito de todas as crianças ao atendimento educacional em creches e pré-escolas, tendo como princípios, a igualdade e a qualidade.

A coleta de dados é realizada por meio de formulários eletrônicos e abrande diretores escolares, professores e demais profissionais que atuam nas creches municipais.

Os formulários, ferramentas de escuta, focam nos aspectos de gestão e rede de ensino, infraestrutura, materiais e mobiliários, interação com a família e a comunidade, práticas pedagógicas, entre outros.

Comparado ao levantamento do ano anterior, foi possível observar que houve uma melhora significativa na opinião dos profissionais, referente à estrutura pedagógica, como espaços, materiais e mobiliários. Sendo assim, corroborando para o avanço da qualidade da Educação Infantil do Município.

A análise e o resultado dos dados têm subsidiado a construção e o fortalecimento de práticas em prol da efetivação dos direitos das crianças de 0 a 5 anos a uma Educação Infantil de qualidade.

Sendo assim, transformando o cotidiano dos alunos, promovendo (re)estruturação de seus processos pedagógicos e (re)definição de práticas⁄parâmetros de qualidade concernentes às suas realidades, bem como garantir o direito dos bebês, das crianças bem pequenas e das crianças pequenas a uma educação de qualidade.

Com isso, busca-se subsidiar o desenvolvimento de ferramentas de avaliação das práticas empregadas por adultos em diferentes serviços, para a melhoria da qualidade conforme os princípios orientadores dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil.

A coordenadora da Educação Infantil da Semed, Patrícia Siqueira, reconheceu o apoio dos profissionais que acolhem e participam maciçamente como respondentes dos formulários, ao contribuir com o levantamento.

"Com esta ação, além de termos uma visão mais aproximada da realidade, buscamos por meios destes dados, construir políticas públicas, de modo progressivo e contínuo, e ofertar uma educação de qualidade a todas as crianças de 0 a 6 anos de idade de nosso Município”, destacou.

Os Indicadores foram apresentados ao secretário de Educação de Maceió, José Neto, que ressaltou a importância do estudo.

"Esses dados levantados anualmente servem de pilar para as nossas tomadas de decisões para melhorias e avanços nas políticas públicas da Educação Infantil da nossa rede. Ferramenta importante que tem como parâmetro a escuta e opinião do educador que está no chão das creches, vivendo a realidade todos os dias", pontuou.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria