Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 23 de novembro de 2024

Educação

Semed Maceió celebra mês de junho com festas juninas em escolas municipais

Semed Maceió celebra mês de junho com festas juninas em escolas municipais

(Imagem: Thony Nunes/Ascom Semed)

O mês de junho nas escolas da rede pública municipal de ensino segue com as festividades juninas a todo vapor. Durante toda esta semana, as unidades escolares estão promovendo comemorações com muito forró, quadrilhas juninas, comidas típicas e atividades lúdicas para a comunidade escolar.

No Arraiá da Escola Municipal José Haroldo, localizada no Tabuleiro do Martins, além das caracterizações juninas e das danças, os estudantes prepararam um momento diferenciado. Os alunos do 5° ano apresentaram a quadrilha Junina com o tema: “Vidas Negras Brilham”, unindo a dança junina à luta antirracista. As crianças prepararam cartazes que exaltavam a beleza das crianças pretas e pediam pelo fim da violência.

Segundo o professor Salomão Santiago, o objetivo principal foi trazer a temática para o centro da discussão e aproveitar a festa junina para dar mais visibilidade o combate a essa violência contra pessoas negras.

"Pensamos em uma festa que trouxesse a identidade, o orgulho disso, que traz as crianças pretas para o centro. A gente espera que a escola, que trabalha com o processo de formação, contribua com essa mensagem. É uma proposta que não vai eliminar o racismo, mas que pelo menos permite sonhar", disse Santiago.

A Escola Municipal Maria José Clemente, localizada no bairro do Benedito Bentes, é uma das unidades de ensino que estão participando das festividades e trabalhou durante o mês o projeto “Nordestinidade”, que inseriu os pequenos nas tradições nordestinas e despertou neles o sentimento de identificação com a cultura.

Os estudantes participaram de brincadeiras de quermesse, comeram comidas típicas e apresentaram danças características como a quadrilha e o xote, preservando as tradições regionais e passando elas para frente.

A estudante Mirela Vitória, 11 anos, estuda o 5º ano e participou da apresentação. Para ela, é muito importante conhecer mais sobre a cultura da região. "Foi legal participar do projeto, porque eu amo o São João. A gente preparou duas apresentações super legais de quadrilha. Gostei muito de conhecer mais sobre a nossa cultura, até porque amo muito as danças juninas. Acho muito importante está por dentro das nossas raízes", afirmou.

A diretora da unidade de ensino, Júlia Dias, explicou que o projeto começou em 2018 e que a culminância sempre é feita no período junino. "Durante o projeto, a gente trabalha literalmente toda a nossa cultura: a comida, as vestes, o jeito de falar, os costumes, localização, as belezas naturais. Os nossos alunos fazem pesquisa, trabalhos em casa, participam de experiências de comidas, assistem vídeos, tudo sobre a temática".

Para Júlia, o evento é um momento de reflexão sobre o que somos. "Como fazemos parte e um povo, de uma cultura, e a cultura é inerente ao ser humano, a gente usa esse momento de reflexão também, de entender que por sermos nordestinos temos nosso jeito de viver e dizer", concluiu.

A festa junina da Escola Municipal Luiza Oliveira Suruagy, que fica no bairro Ouro Preto, reuniu a família e a comunidade para participar da festividade. A atividade foi realizada no espaço do Instituto Feminista Jarede Viana e foi decorado como um verdadeiro Arraiá. Os alunos apresentaram as danças típicas, como o pastoril e a quadrilha, e tocaram músicas características do nordeste na flauta como o clássico “Asa Branca”.

"A ideia foi trazer a família dos alunos mais para dentro da escola. Romper cada vez mais os muros entre a família e a escola, trazendo também a brincadeira. A proposta principal é realmente abrir para a comunidade", contou o diretor da escola, Regileno Souza.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió