Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A 2° edição do projeto "Bom de Bola, Bom na Escola" começou, nesta quarta-feira (27), com muita animação no ginásio da Escola Municipal Maria José Carrascosa, localizada no bairro do Poço, em Maceió. A competição de futsal reúne cerca de 400 estudantes de nove escolas municipais e tem como objetivo incentivar a participação no esporte visando à aprendizagem.
A competição teve direito a desfile com participação dos estudantes, professores de educação física e da equipe de arbitragem da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió.
Estavam presentes alunos das Escolas Zilka de Oliveira, Baltazar de Mendonça, Hévia Valéria, Eulina Alencar, Sérgio Luiz, Floriano Peixoto, Corintho da Paz e Geruza Costa Lima. A competição nas categorias sub 10 e sub 12 segue até esta sexta (29).
Para a coordenadora do setor de Esporte da Semed, Walkíria Ramalho, o momento é de festa e descoberta de talentos.
"Quando pensamos no projeto, lembramos daquele aluno que tanto pode ser bom de bola quanto pode ser bom na escola. Nenhum atrapalha o outro. Esporte não atrapalha, pelo contrário, é uma forma de incentivar, prender a atenção do aluno e criar amor pela escola. O esporte tem esse poder", destacou a coordenadora.
O professor de educação física da Escola Geruza Costa, localizada no Jacintinho, Franklin Delano Pereira, disse que acredita que esse tipo de ação beneficia a educação e o desempenho do aluno em sala de aula.
"O objetivo é sempre trabalhar com o esporte, que nunca deixou e nunca vai deixar de ser uma ferramenta valiosa de complemento da educação do nosso aluno. É contagiante, porque a gente vive todo esse clima mágico. São nesses momentos que vemos que estamos deixando um legado, uma contribuição", afirmou o professor, que foi a pessoa que contribuiu para o surgimento do projeto na rede.
O estudante da Escola Zilka de Oliveira, Eduardo da Silva Santos, de 9 anos, participou do torneio. Ele contou que se sentiu muito feliz por ter jogado. "Jogar aqui foi muito bom, não fiquei com medo. É uma energia muito boa. Eu já jogo no Alagoinhas e na quadra da escola, e jogo em um instituto com amigos. Costumo dizer sempre que a gente deve ir pra cima e conseguir o troféu", comemorou.
Ao final do evento, todas as equipes recebem medalhas de participação e prestígio por terem jogado. Os estudantes da categoria sub-12 concorrem ao primeiro, segundo e terceiro lugares.
Fotos: Thony Nunes/Ascom Semed
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió