Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza uma série de visitas a unidades escolares municipais que estão recvebendo serviços de melhorias. As visitas ocorrem semanalmente e fazem parte do planejamento estratégico da Semed, para conhecer in loco as especificidades da cada unidade de ensino, verificando as condições estruturais, a fim de promover benfeitorias e proporcionar melhores condições de ensino.
Na semana passada, dia 5 de setembro, quatro escolas foram visitadas, a Lamenha Lins, Eulina Alencar, Baltazar de Mendonça e João XXII, todas situadas no bairro do Jacintinho.
“Em cada visita ouvimos os diretores, professores, estudantes, toda a comunidade escolar para identificar suas principais necessidades, por isso é importante conhecer de perto a situação de cada escola, pois assim conseguimos constatar a realidade de cada uma e, com base nisso, propor melhorias. Essas quatro escolas que visitamos, por exemplo, estão passando por manutenção ou algum reparos em sua infraestrutura, seja na parte hidráulica, elétrica, climatização, entre outras benfeitorias”, contou o secretário de Educação, Victor Braga, que acompanha os trabalhos junto com integrantes das equipes técnicas da pasta.
Para a diretora e vice-diretora da escola Lamenha Lins, Jane Mére e Ana Lúcia Nunes, respectivamente, a visita aconteceu em uma boa hora: “Essa visita era muito esperada, diante da excelente benfeitoria, de grande proporção, que estamos tendo. Ela vai de melhorias do teto e janelas até a climatização e também estão chegando, quadros novos, ou seja, tudo que a gente achou que tava muito distante se aproximou e deixou a gente muito feliz, porque a Semed mostra que as coisas estão acontecendo”, afirmam as gestoras.
O gerente de Reforma e Ampliação da Engenharia da Secretaria Municipal de Educação, Matheus Henrique, destacou as benfeitorias realizadas na escola Lamenha Lins: “Dentro da manutenção geral contemplamos a troca da coberta total do pátio, retelhamento, manutenção hidrossanitária de todos os pontos de água pluvial, saída de bebedouro, pontos de esgoto, vasos sanitários, além da substituição daqueles danificados. Também foi feita a limpeza dos reservatórios, caixa d'água, cisterna, além de pintura e reparos na infraestrutura elétrica”, destacou Mateus.
Contato direto
Na escola Baltazar de Mendonça, a visita foi recepcionada pela vice diretora, Kênia Porto que ressaltou a importância da presença do secretário na escola.
“A visita é importante para a Semed conhecer as necessidades da escola e acompanhar nosso trabalho. O secretário conversou com os professores, com os alunos, que são aqueles que mais sentem a necessidade. Esse contato direto é bem importante. A escola está recebendo reparos e principalmente melhorias na parte elétrica, pois isso é muito importante para receber os ar-condicionados nas salas, que é uma necessidade”, argumentou Kênia.
A escola Eulina Alencar foi a terceira a ser visitada. Os gestores foram recebidos pela diretora e vice Marlene Santos e Mônica Correia. Marlene também ressaltou a importância da presença do gestor da Semed no local. Já Mônica pontuou as melhorias que estão sendo finalizadas ou em andamento na unidade escolar: “Esses reparos fazem toda a diferença no dia- a- dia de aula, porque tudo que a gente faz é para o aluno”, ressaltou.
Na escola João XXIII a manutenção já estão sendo finalizada, as salas de aula estão 100% climatizadas, faltando concluir apenas a cozinha. Lá, a equipe da Semed foi recebida pela diretora Fátima Maracaípe, que também ressaltou a importância da visita.
“Com a visita você tem a noção do que está sendo realizado na escola, do que foi feito, e do que se tem a ser feito ainda, para dar melhor condição de trabalho, aos servidores, e também promover a permanência da criança no espaço. Aqui na escola, as obras vieram em bom momento, pois para a escola funcionar é necessário um espaço adequado para acolher a todos. Ver aqui a empresa trabalhando é muito bom para nós, porque a gente vê que as coisas sendo realizadas, o trabalho está sendo levado a sério”, frisou a diretora.
A visita teve a participação da superintendente de Governança e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles e do gerente de Reforma e Ampliação da equipe de Engenharia, Matheus Henrique.
*Redação com Assessoria