Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Educação

Seminário internacional conta com participação de profissionais e alunos de escolas municipais

Seminário internacional conta com participação de profissionais e alunos de escolas municipais

(Imagem: Thony Nunes/Ascom Semed)

Cerca de 40 profissionais da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) apresentaram, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, artigos acadêmicos que foram resultados de trabalhos desenvolvidos na rede pública municipal de ensino. O encontro ocorreu durante o 7º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na ocasião, um grupo de crianças da creche municipal Pompeu Sarmento, localizado no Barro Duro, realizou apresentações culturais de Guerreiro, Maculelê e Coco de Roda, no meio de um público formado por professores, coordenadores, diretores escolares e demais profissionais da educação.

"Entendemos que a criança é o sujeito de cultura, que produz cultura. Todas juntas brincam no espaço, é uma dimensão que não abrimos mão. Foi surpreendente ver como essas crianças se envolveram e assumiram o compromisso de estar brincando em meio a um público. E isso é importante, porque elas se sentem sujeitos protagonistas destas apresentações", destacou a coordenadora da creche, Ana Cristian Souza.

Este ano, o evento discutiu o tema "Infância(s), Cidadania e Democracia", passando por diversos eixos como "Direitos, linguagens e saberes das crianças desde bebês"; "Infâncias, decolonialidades e marcadores sociais da diferença"; "Crianças em movimentos sociais", entre outras abordagens.

Um dos trabalhos em destaque foi o da servidora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Simone de Souza Silva, que junto a Mariana Silva Souza Gomes e Laís de Oliveira Loureiro, apresentou no seminário assuntos relacionados ao projeto VaLER a Pena. O trabalho acadêmico foi fruto de uma experiência pioneira de atendimento a bebês na Biblioteca Móvel Maceió, dentro do contexto da Festa Literária do projeto na creche municipal Monsenhor Luiz Barbosa, localizado no bairro Village Campestre.

"A metodologia foi a abordagem projetual, em que organizamos uma sessão de investigação na qual os bebês apreciam obras literárias e instrumentos musicais. Os materiais foram dispostos em um tapete dentro da biblioteca. Neste caso, como se tratou de uma sessão de apreciação literária, acolhemos e interagimos com os bebês por meio da subjetividade poética", explicou Simone, que também é mestra em educação brasileira.

Para a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Niergida Brito, a participação no seminário foi um momento de enriquecer o conhecimento e levar ao mundo os projetos que tiveram bons resultados na rede pública de ensino municipal.

"Foram dias intensos de participação no sétimo seminário, tratando das nossas infâncias, das nossas crianças, do nosso currículo, da especificidade tanto brasileira quanto estrangeira, que envolve a educação infantil. Ficamos muito felizes com essa participação e estamos saindo com uma bagagem ainda mais intensa e profunda", comemorou Niergida.

*Redação com Secom Maceió