Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Servidoras da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) participaram, nesta terça-feira (25), do 1° Simpósio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal (GELLITE). O objetivo do evento - ocorrido no auditório da Prograd, na Ufal - foi discutir os desafios, reflexões e práticas pedagógicas desenvolvidas na rede pública de ensino referente à alfabetização de crianças e adolescentes.
Estavam presentes formadoras e professores da rede municipal e servidores da Biblioteca da Semed, como também estudantes de pedagogia. No encontro, houve uma apresentação cultural de leitura e contação de histórias com Simone Souza, professora e coordenadora do setor de Bibliotecas da Semed. Junto com Simone, estavam também as técnicas pedagógicas e contadoras de histórias, Mávia Lisboa e Caroline Duarte.
Foram discutidos assuntos como as concepções, práticas e a formação do professor alfabetizador, com a professora doutora Adriana Cavalcanti; alfabetização e letramento, e a alfabetização na perspectiva dialógica.
Para Simone, foi uma honra a equipe da Semed ter sido convidada para participar do simpósio, visto que o evento tem um amplo alcance local e nacional.
"Nos sentimos honradas pela credibilidade que o simpósio deu ao nosso trabalho, que é uma prática que leva à leitura, à contação de história, como uma isca para o leitor. A gente sempre vem pleiteando que todas as crianças têm o direito de ler e escrever com propriedade e essas ações e projetos promovidos pela Semed estimulam isso. É de suma importância realizar essas discussões para a gente alavancar e garantir o direito dessas crianças de serem alfabetizadas", disse a coordenadora.
Segundo Silvana Pauline de Souza, professora e vice-líder do grupo GELLITE, uma das discussões do grupo é a relação entre leitura e escrita e a importância dessas áreas junto à literatura, pensando na leitura de qualidade. Para ela, a participação da Semed foi fundamental no sentido de ter sido apresentada uma das práticas relevantes desenvolvidas na rede pública de ensino municipal.
"Muitas vezes há uma preocupação com a teoria, que vai nos embasar, mas também é preciso apontar caminhos e práticas. Essa apresentação nos apontou caminhos, tendo em vista que temos estudantes da graduação e professores da rede pública. Foi fundamental a participação da Semed", declarou Silvana.
O simpósio continua acontecendo durante o dia todo, com apresentações de leitura e de temas de relevância acadêmica.
Professora e coordenadora do setor de Biblioteca da Semed, Simone Souza, em uma apresentação cultural. Fotos: cortesia
Simpósio teve o objetivo de discutir práticas pedagógicas na área da alfabetização e leitura. Fotos: Thony Nunes/Ascom Semed
*Secom Maceió