Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Alunos da Escola Municipal Zilka de Oliveira Graça, localizada no Tabuleiro do Martins, participaram na última quinta-feira (20), de atividades de contação de histórias, apresentações musicais e peças teatrais promovidas pela Festa Literária VaLER a Pena.
Os estudantes também tiveram um momento de conversa com a autora Marijôse Albuquerque, cujo livro, "O Segredo das Sapatilhas Douradas", está presente no kit literário distribuído aos 296 alunos da unidade de ensino. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer a escritora, que compartilhou mais detalhes sobre sua obra e autografou os exemplares de seu livro.
A diretora da escola, Sandra Mônica Paes Guimarães, comentou que a unidade promove as festas literárias há muitos anos, mas que o VaLER a Pena foi uma surpresa positiva, pois ajuda os alunos a levar a leitura para além dos muros da escola.
“O projeto presenteou todas as crianças com esses kits literários, fazendo com que nossas crianças desenvolvam a competência leitora. Nosso projeto literário apenas se fortaleceu com o VaLER a Pena, que veio para dar esse incentivo que estávamos precisando”, disse.
Outra atração da Festa Literária foi a apresentação teatral "O Casamento da Dona Baratinha", que foi dirigida pela vice-diretora, Maria Cláudia Cardoso dos Santos. Através dos textos teatrais, os professores conseguem trabalhar e incentivar o hábito da leitura nas turmas, que vão da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
"Nosso trabalho de formação literária acontece dentro da sala de aula e, anualmente, temos momentos de socialização com todas as turmas, desde a Educação Infantil. Nosso projeto tem o professor como referencial de leitura, para que as crianças possam fazer parte desse mundo leitor e se tornarem produtores textuais”, explicou Sandra Mônica.
Para a diretora, o VaLER a Pena traz ganhos para todas as partes envolvidas no processo educacional: docentes, alunos e família: “A escola ganha e a família ganha, porque agora todas as crianças têm um acervo em casa. É mais um motivo para valorizarmos a leitura e a importância do livro literário”, ressaltou.
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió