Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Cenas de nudez costumam dar o que falar na televisão. Os bastidores, no entanto, são marcados por técnicas e profissionalismo para que o resultado fique pronto como imaginado pela equipe. Ao participar do programa Que história é essa, Porchat?, a jornalista Sandra Annenberg surpreendeu ao contar que já fez sequências de nudez ao trabalhar como atriz na minissérie Chapadão do Bugre (Band, 1988).
Taís Araujo, protagonista de Xica da Silva, da extinta TV Manchete, tinha 17 anos quando começou a gravar a novela. As sequências de nudez só foi exibida depois que ela havia completado 18. Nomes da nova geração, como Alanis Guillen e Heloísa Honein, também já estrelaram sequências comentadas nas redes sociais. Abaixo, elas falam sobre os bastidores das gravações.
Alanis Guillen, como Juma, em Pantanal (Globo, 2022) — Foto: TV Globo
Alanis Guillen precisou se despir do figurino para cenas de Pantanal (Globo, 2022). "Pensava que estava ali pela Juma e a Juma não tem medo do corpo dela. Ela não enxerga essa malícia. Sou muito sensorial também", afirmou.
Sandra Annenberg na minissérie Chapadão do Bugre (Band, 1988) — Foto: Reprodução
Sandra Annenberg: A jornalista tinha apenas 18 anos quando foi chamada para viver uma prostituta na minissérie Chapadão do Bugre (Band, 1988). "Ela era uma jovem, estava começando a vida, não tinha muita experiência naquele assunto. Eu me identifiquei com ela nesse momento", afirmou a atriz que contracenou com Edson Celulari na trama.
Taís Araujo havia acabo de completar 18 anos quando sua nudez foi exibida em 'Xica da Silva' (Manchete, 1996) — Foto: TV Globo
Taís Araujo fez cenas picantes na novela Xica da Silva (Manchete, 1996). Como iniciou o trabalho aos 17 anos, as sequências com nudez só puderam ser exibidas depois que a atriz havia atingido a maioridade: "A questão da nudez, então, tinha contagem regressiva no jornal e na televisão, era assim: 'Faltam cinco dias pra ela fazer 18 anos, faltam cinco dias pra você ver tudo.' Eram umas coisas medonhas e que eu via, mas olhando hoje em dia são coisas bastante sérias e graves", disse.
Heloísa Honein, como Brenda, em Todas as Flores (Globoplay, 2022) — Foto: Reprodução
Heloísa Honein: Como Brenda, em Todas as Flores (Globoplay, 2022), a atriz apareceu nua em nome da personagem: "Fiquei envergonhada. Mas tenho que dizer que o diretor Luiz Antônio Pilar pensa com carinho na cena... E nos deixou propor coisas. Eu propus com o Jhona (Burjack, ator). Não tem como se sentir mal. Me senti acolhida, apesar de ter vergonha".
Yanna Lavigne teve cenas de nudez com Renato Góes na novela 'Ligações Perigosas' — Foto: TV Globo
Yanna Lavigne: A atriz estrelou cenas de nudez com Renato Góes na minissérie Ligações Perigosas (Globo, 2016). Sequências sensuais também fizeram parte de seu trabalho como a prostituta Mimi em Liberdade Liberdade (Globo, 2015). "Me entreguei nesse trabalho, pesquisei muito. Fiquei bem mexida em ouvir as histórias de tantas mulheres que vivem de vender seus corpos. Isso não é nada fácil."
Bárbara Reis em cena com Gabriel Leone na supersérie Os Dias Eram Assim (Globo, 2017) — Foto: TV Globo
Bárbara Reis: Atualmente no ar como Aline na novela Terra e Paixão, a atriz fez cenas com nudez na supersérie Os Dias Eram Assim (Globo, 2017). "Foi bem mais tranquilo do que imaginei, porque já conhecia Gabriel (Leone, ator), o diretor e os outros profissionais. Sabia que a cena não seria vulgar. A sequência foi longa, tive a impressão de ter ficado quase uns 20 minutos em cima dele. Quando parávamos, eu, que estava pelada, me protegia com o roupão, mas não podia me mexer muito para não sair da posição e causar um erro de continuidade. Gabriel me ajudou bastante", disse ela uma entrevista realizada na época.
Thaís Melchior fez cenas de nudez na novela Saramandaia (Globo, 2013) — Foto: Reprodução/TV Globo
Thaís Melchior: A atriz se destacou ao interpretar a personagem Bia na novela Saramandaia (Globo, 2013). De acordo com ela, não rolou tensão ao pisar no estúdio para as sequências calientes ao lado do ator André Bankoff. "Fiquei mais à vontade do que eu esperava porque realmente ele foi cuidadoso. Não ficou nenhum trauma (risos)."
Letícia Colin e Caio Castro em cenas quentes de 'Todas as Flores' (Globoplay, 2022) — Foto: Reprodução
Letícia Colin: Antes de cenas quentes para a novela Todas as Flores, a atriz já havia participado de sequências com nudez na minissérie Nada será como antes (Globo, 2016) e no filme Ponte Aérea (2015). "Fiz muitos trabalhos que pediam a nudez. Confesso que sinto um pouco de vergonha no início, mas a entrega ao personagem me faz esquecer. Não sou eu, é a personagem", afirmou.
Quando fez Todas as Flores, Letícia enalteceu o resultado das sequências calientes: "Temos uma diretora mulher que nos acompanha em todas as cenas de sexo entre a Vanessa e o Pablo. Acho bacana e é importante ter esse olhar feminino para o resultado final. A Vanessa é uma personagem sedutora. A cena de sexo tem que ser crível. Fico feliz que ela seja uma personagem livre, sexualmente falando", afirma a atriz.
Letícia Colin na minissérie Nada será como antes (Globo, 2016) — Foto: Reprodução/Globoplay
*Quem