Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Entretenimento

Fábio Porchat lembra relação difícil com Jô Soares e pedido de perdão do apresentador

Fábio Porchat lembra relação difícil com Jô Soares e pedido de perdão do apresentador

(Imagem: Globo)

Quem acompanha a carreira de Fábio Porchat sabe que sua primeira aparição na TV aconteceu no Programa do Jô, quando tinha apenas 18 anos. O espaço dado pelo apresentador em seu talk show foi determinante para a carreira artística que ele seguiria a partir de então. No documentário Um Beijo do Gordo, série Original Globoplay que celebra a vida e carreira de Jô, Porchat lembra essa história e ainda revela a relação difícil que os dois tiveram depois deste primeiro encontro.

Em seu depoimento no terceiro episódio da série, Porchat visita um estúdio idêntico ao do Programa do Jô, recriado especialmente para o documentário. Dirigindo-se ao local da plateia em que estava sentado, ele lembra como tudo aconteceu no dia em que conheceu o apresentador e pediu, através de um bilhete, para encenar um esquete de humor de sua autoria.

"Eu estava aqui com uma pastinha com os meus textos e uma fita, ia entregar para o Jô. Aí rasguei o texto, um pedaço em branco, pedi uma caneta, escrevi ali na hora. Quando deu o intervalo, o Jô estava lá e eu vim correndo aqui, entreguei para o Jô, me debrucei, beijei o Jô, ele falou: 'O que é isso?'. Aí a produção veio atrás de mim e me levou de volta ao meu lugar", recorda ele, emocionado, refazendo todos os movimentos daquele dia.

Fábio Porchat apareceu na televisão pela primeira vez no Programa do Jô — Foto: Globo

Fábio Porchat apareceu na televisão pela primeira vez no Programa do Jô — Foto: Globo

Porchat conta que, assim que o programa voltou do intervalo, foi surpreendido com Jô lendo seu bilhete e o chamando para apresentar o esquete. Ele diz que esse dia foi determinante em sua vida e mudou sua trajetória profissional.

"Nesse dia, eu voltei para casa, só lembro de mim no computador colocando 'curso de teatro Rio de Janeiro'. Ali, falei: 'Vou para o Rio ser ator'. Dois dias depois, estava matriculado."
 

O humorista diz que só contou a decisão para uma tia que morava no Rio. Surpresa, ela perguntou sobre a faculdade e recomendou que ele trancasse a matrícula. "Eu falei: 'Não adianta trancar, eu nunca mais vou voltar. Você não está entendendo, eu descobri o que quero'", recorda.

Relação difícil e acerto de contas

 

Depois, já famoso, Porchat voltou ao programa, agora como convidado para sentar no sofá e ser entrevistado por Jô. Apesar de toda a influência que ele teve em sua carreira, o humorista se disse decepcionado com o tratamento que recebeu do apresentador.

"E aí começa uma das relações mais difíceis da minha vida, com o Jô. Foram 10 minutos em que o Jô só me dava porrada. Eu falei: 'Nunca mais vou voltar nesse programa. Para ser maltratado, não quero. Não vou'."
 
Fábio Porchat se emociona ao lembrar relação difícil com Jô Soares — Foto: Globoplay

Fábio Porchat se emociona ao lembrar relação difícil com Jô Soares — Foto: Globoplay

Um tempo depois, em 2016, chegou a vez de Porchat estrear o seu próprio talk show. "Era a primeira vez que eu ia ter um programa meu, e era um talk show na TV aberta, então fui conversar com vários apresentadores. Liguei para o [Marcos] Veras e falei: 'Queria conversar com o Jô. Você consegue fazer esse contato para mim?'", lembra, contando que o amigo atendeu prontamente seu pedido. "Aí me liga o Veras: 'Fábio, você fez alguma coisa para o Jô?'. Eu falei: 'Não, ele só não gosta de mim'. Ele disse: 'É que ele falou que agora está sem tempo'", completa.

O humorista lembra, então, que o acerto de contas entre Jô e ele aconteceu após a publicação de um texto em uma revista em que era colunista: "Ia estrear meu programa na quarta-feira e escrevi uma matéria no domingo anterior. Era um texto em homenagem ao Jô, dizendo que eu ia estrear meu talk show e que era impossível fazer um talk show no Brasil sem pensar no Jô. Escrevi isso, dizendo que 'quando vocês estiverem me vendo lá, entrevistando as pessoas, eu vou estar com o Jô em mim'".

"Era Olimpíada e, quando estou saindo do Maracanãzinho, toca o telefone e é o Veras, que fala: 'Fábio, liga para o Jô agora. O Jô está querendo falar com você, ele está chorando'. E aí o Jô fala: 'Fábio, quero te pedir desculpas, porque eu fui menor, fui pequeno, não podia ter feito isso com você'".
 

Ele lembra que a benção de Jô Soares veio em grande estilo: "Na terça-feira à noite, o Jô começa o programa dele e fala: 'Gente, antes de começar, eu queria dizer que o Fábio Porchat está estreando o talk show dele'".

Depois disso, um dos momentos mais emocionantes da carreira de Porchat foi justamente quando Jô aceitou o convite para ser entrevistado em seu programa.

"Foi um dos dias mais emocionantes e potentes da minha vida, porque aí foi um nó na minha cabeça. A minha vida foi: estou no Programa do Jô, na plateia do talk show; corta para, 14 anos depois, eu tenho o meu talk show e estou entrevistando esse homem. Esse cara está no meu sofá."

*gshow