Fernanda Torres, de 58 anos, faz parte do olimpo dos grandes atores brasileiros por suas interpretações memoráveis em séries como Os Normais e Tapas & Beijos e agora também no time dos roteiristas. Ela assina o texto da série Fim, original do Globoplay, que tem novos episódios, dois em dois, sempre às 18 horas das quartas-feiras.
Em conversa com a Quem, Fernanda contou mais sobre como tem se renovado ao longo dos mais de 45 anos de carreira. Nós apostamos que você, caro leitor, já viu alguma imagem da atriz em seus icônicos programas e entrevistas em um contexto de piada, o famoso meme.
"Sou muito grata que sobrevivi em memes. Realmente o Tapas & Beijos e Os Normais são produtores de memes infinitos. Às vezes vejo uma cena que nem lembrava que tinha feito", argumenta entre um sorriso e outro.
Atenta ao que repercute de seus trabalhos nas redes sociais, Fernanda brinca até com seu último grande auê nas plataformas que usamos todos os dias: a entrevista ao Que História É Essa, Porchat. "Fui ao Porchat e produzi mais uns memes. Se hoje me comunico com a juventude, com os mais novos, é através de memes", comemora.
Para além de rolar a timeline do X (antigo Twitter), do Instagram e do Facebook, Fernanda também confessa que fica feliz quando está conversando com amigos no WhatsApp e é surpreendida. "Evandro Mesquita me mandou uma figurinha dele e cada vez que viro figurinha fico muito honrada", celebra.
FIM
Há 10 anos Fernanda lançava o livro Fim e era elogiadíssima pela crítica e leitores. As 208 páginas retratam a história de cinco homens e como lidaram com a vida e, principalmente, a morte. "Não tem só coisas da minha vida, tem de amigos, de parentes. O escritor é um ladrão de almas e roubei algumas para escrever os meus homens e as minhas mulheres", conta.
A filha de Fernanda Montenegro acredita que os protagonistas na série, vividos por Fabio Assunção, Thelmo Fernandes, David Junior, Bruno Mazzeo e Emilio Dantas, são os últimos "machos" da humanidade.
"É a última geração que foi macho livremente. Depois, começou a pegar mal o lugar deste homem masculino que pensa que as mulheres são para casar. São os últimos da terra, pelo menos os que andaram por Copacabana", conclui a roteirista e atriz com uma gargalhada.
*Quem