Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 22 de outubro de 2024

Entretenimento

Gabriela Pugliesi sobre a reta final da gravidez: 'Ganhei 16 quilos e nunca me achei tão bonita'

Gabriela Pugliesi sobre a reta final da gravidez: 'Ganhei 16 quilos e nunca me achei tão bonita'

(Imagem: Reprodução/Instagram)

Gabriela Pugliesi tinha um sonho há anos: ser mãe. O caminho até a maternidade foi longo e doloroso, com tratamentos de fertilização - sem sucesso - tentando uma gestação, até que engravidou naturalmente do atual companheiro, Túlio Duek. Aos 37 anos e prestes a dar à luz um menino, Lion, ela conversou com Quem sobre seu plano de parto – normal e, se conseguir, sem analgesia ou intervenção - e as mudanças no corpo. "Ganhei 16 quilos e nunca me achei tão bonita, até porque a beleza agora vem com um propósito, né?", diz Gabriela.

A musa fitness e influencer explica que está "numa fase da vida muito mais madura com relação à estética". "Corpo volta, eu tenho força de vontade. A prioridade agora não é meu físico. Não é ficar sarada", avalia ela, que continua se exercitado todos os dias e cuida da alimentação, porque tem tendência à diabetes gestacional. Ela não liga para as críticas. "Estou na internet sendo julgada há 10 anos. Eu nem leio mais", diz Gabriela, que avisa que terá babá, sim, e não tem planos rígidos para quando Lion nascer. "Eu vou vivendo um dia após o outro. Pode ser que volte a trabalhar normalmente de casa, pode ser que queira dar uma pausa. Nasce um filho, nasce uma nova mulher, vamos ver", brinca.

O que a gravidez te ensinou de mais importante? A respeitar o ritmo natural da vida, a escutar mais ainda meu corpo. Me ensinou a enxergar a vida com mais propósito.

Gabriela Pugliesi — Foto: Reprodução Instagram

Gabriela Pugliesi — Foto: Reprodução Instagram

Você queria muito engravidar, sonhava muito com isso. A gestação foi tudo o que você imaginou? Foi muito melhor do que meu melhor sonho! Como já fiz muito tratamento para engravidar e é um processo doloroso por mil razões, eu estava condicionada a achar que a gravidez também seria difícil. Mas, como sempre, a vida surpreende a gente. Acabei engravidando naturalmente e, desde o início até agora na reta final, só tenho coisas boas para falar da gestação! Fiquei os 9 meses sem nenhum enjoo, super bem-humorada, feliz, calma, muito disposta, nenhuma limitação. Faço exercício todos os dias e isso pra mim é uma bênção!

O que te surpreendeu positivamente e negativamente na gestação, aquelas coisas que ninguém conta, a gente só sabe vivendo? Positivamente foi tudo. Nunca imaginei que a minha experiência com a gestação pudesse ser tão mágica! O negativo eu não considero negativo, mas como algo que faz parte…. Estou muito inchada mesmo, tenho dor, dor na sínfise púbica [uma condição que afeta a articulação localizada na parte da frente da pélvis], que quem tem sabe do que eu estou falado, celulite …. Mas isso faz parte do processo, nada disso me deixou triste e eu nem colocaria como ponto negativo. Se tivesse que falar algo, seria isso. Mas até com isso estou feliz, porque sei que é uma demanda natural do corpo.

Você sempre foi uma musa fitness, da barriga negativa. Como foi se ver com um barrigão pela primeira vez? Vai parecer demagogia tudo isso, mas não é: eu nunca me senti tão linda e tão poderosa! É diferente quando o barrigão é de gravida, é uma bênção! Eu sempre quis ser uma grávida barriguda e consegui (risos). A gente fica com uma luz diferente. Ganhei 16 quilos e nunca me achei tão bonita, até porque a beleza agora vem com um propósito, né?

Gabriela Pugliesi e Tulio Duek — Foto: Reprodução Instagram

Gabriela Pugliesi e Tulio Duek — Foto: Reprodução Instagram

É uma fase de muita alteração hormonal, que afeta no emocional. Além disso, temos que lidar com as transformações do corpo. Como ficou sua autoestima? Lá vou eu de novo…. A autoestima está tão alta, que eu estou insuportável. Quando falam que a beleza vem de dentro, é real! Estou tão feliz, que toda celulite que brotou na minha coxa não me incomodou em nada, porque eu sei que é hormonal, que é uma fase. Eu também estou numa fase da vida muito mais madura com relação à estética. Corpo volta, eu tenho força de vontade. A prioridade agora não é meu físico. Não é ficar sarada. Essa não é minha pauta, então, meio que esse tema passa despercebido por mim. Eu não estou mais vivendo pra mim, para o meu corpo, para a minha rotina. Agora eu penso em amamentar, em curtir meu filho. O corpo naturalmente volta aos poucos. Sem pressa.

Você não deixou de malhar durante a gestação. Como foi lidar com os julgamentos de tantos internautas que acham isso prejudicial ao bebê e como os exercícios te ajudaram nesta fase? Eu estou na internet sendo julgada há 10 anos. Eu nem leio mais. Nem sabia que estavam julgando meus treinos (risos). Faz parte. Quem sabe o que é bom pra mim e para o meu bebê sou eu, minha médica e os profissionais que me acompanham. As opiniões ou críticas das pessoas são delas, não pego para mim.

Você sempre foi muito saudável na alimentação também. Na gravidez, se permitiu enfiar o pé na jaca? Eu já vinha de uma fase mais tranquila com relação a isso. Inclusive, tenho certeza de que foi o que tornou a gravidez possível. Estava muito mais flexível na alimentação. Não digo que enfiei o pé na jaca, porque tenho, naturalmente, um estilo de vida mais saudável. Curto comer bem, isso me dá prazer estando grávida ou não. Mas, de fato, fiquei muito menos regrada com tudo, não fiz dieta certinha, mas também não avacalhei, porque nem é legal. No início que fui mais com sede ao pote de comer mais carboidratos eu beirei a diabetes gestacional, porque meu organismo já tem uma pré-disposição. Não cheguei a ter, mas tive que me controlar e tenho que controlar sempre mais minha alimentação do que algumas pessoas. Isso é do DNA. Depois do sétimo mês, eu me cuidei mais, estou comendo muito melhor nesse final. Mas no balanço geral, fui uma grávida saudável, sem ser radical nem exagerada.

Gabriela Pugliesi — Foto: Reprodução Instagram

Gabriela Pugliesi — Foto: Reprodução Instagram

Qual tem sido o desafio desta reta final com o barrigão gigante? Tem algo que você não consegue mais fazer? A caminhada, que era ótima e um dos exercícios que mais fiz agora, não está dando. Estou com dor na sínfise púbica, que é bem onde está abrindo para a passagem do bebê. Muitas grávidas não têm essa dor, mas quem tem sabe que é insuportável, e a caminhada é quando mais sinto. Agora, só pedalo. Estou andando bem devagar e que nem uma pata. Fora isso, está tudo bem.

Como planeja o parto? Meu sonho de parto é que seja o mais natural possível. Normal, se eu conseguir sem analgesia ou nenhuma intervenção. Com toda paciência do mundo pra ele vir na hora dele. Mas está sempre tudo nas mãos de Deus. Vou estar com uma equipe maravilhosa pra me auxiliar, estamos todos alinhados com essa minha vontade, mas se precisar de qualquer coisa, temos o anestesista do lado e todo respaldo da equipe médica.

Quais são os planos após o parto? Quer ter uma babá para te ajudar? Pretende dar uma pausa nos trabalhos? Terei uma babá, sim, é a mesma que cuidou do meu sobrinho e que me dá muita segurança. Nunca pensei em não ter, graças a Deus tenho condições para ter ajuda. Quero fazer tudo e ser a mãe mais presente possível. Mas eu também preciso, nesse início, entender tudo isso, não me sinto totalmente segura para não ter ninguém do lado. Quanto ao trabalho, não tenho regras. Nunca tive, né? Eu vou vivendo um dia após o outro. Pode ser que volte a trabalhar normalmente de casa, pode ser que queira dar uma pausa, o que é difícil me conhecendo, viu? (risos). Mas nasce um filho, nasce uma nova mulher. Vamos ver.

Gabriela Pugliesi — Foto: Reprodução Instagram

Gabriela Pugliesi — Foto: Reprodução Instagram