Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024

Entretenimento

Ícaro Silva faz viagem pela música preta brasileira e internacional no teatro: 'Espetáculo vanguardista'

Ícaro Silva faz viagem pela música preta brasileira e internacional no teatro: 'Espetáculo vanguardista'

(Imagem: Beá)

Ícaro Silva, de 36 anos, fala com paixão sobre o espetáculo Ícaro and The Black Stars, em cartaz no Teatro João Caetano, no Centro do Rio, até o próximo sábado (24). No musical -- que já circulou pelo Brasil e foi visto por mais de 60 mil espectadores -- o ator e músico se transforma, improvisa, canta e conta os sucessos da história da black music, ao som de Michael JacksonBob MarleyTim MaiaBeyoncéJorge Ben Jor James Brown, dentre outros ícones da música preta.

Com dramaturgia e direção de Pedro Brício, direção musical de Alexandre Elias, coreografias de Victor Maia e direção de produção de Caio Bucker, o ator passeia pelas histórias desses grandes artistas da música e por suas próprias histórias. Ícaro Silva interpreta ele próprio, mas também o comandante de uma nave espacial que circula pelo espaço e aterrissa em vários cantos do mundo nas mais diferentes épocas, visitando e dialogando com grandes estrelas negras da música nacional e internacional.

"O Pedro Brício queria fazer um musical sobre uma mesma figura que conhecesse vários grandes artistas. E eu queria fazer um show de música preta e decidimos juntar as duas coisas. Queria fazer um show homenageando alguns artistas da música negra e decidimos juntar dentro de uma estética que é um pouco retrô, funk, disco e, ao mesmo tempo, afrofuturista", conta.

Em cena, Ícaro Silva é acompanhado das atrizes Hananza e Joyce Cosmo, e da banda composta pelos músicos DJ Tamy ReisDenize RodriguesLucas Brites e Reginaldo Vargas. "Acho o espetáculo super interessante e ouso dizer que ele é vanguardista também porque é uma mistura de musical com show e teatro, está tudo ali. O Pedro escreveu, fez uma pesquisa dos artistas, não só daqueles que eu sempre gostei muito, mas também dos artistas também que foram importantes dentro desse recorte do funk e do soul que a gente pegou. Fomos criando o espetáculo muito baseados também nas coisas que me atravessam, nas coisas que me divertem, como o meu carinho pela Beyoncé, que também está explícito no espetáculo", explica.

"O Michael Jackson também é uma super influência de artista e performer para mim. É muito natural e divertido o processo de criar o espetáculo, que é, acima de tudo, divertido. A gente homenageia esses nomes [da black music] com muita alegria, muito brilho, dando destaque ao talento dessas estrelas e ao poder de alcance delas com o público", acrescenta.

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: Beá

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: Beá

Participações especiais

Ícaro Silva conta ainda com uma participação especial surpresa de um grande artista da música do Brasil a cada performance. "Desde que estreamos, em 2018, todo espetáculo tem uma participação especial. E eu acho isso muito especial. Eu acho super interessante e uma coisa super curiosa que a maioria das pessoas não sabe sobre mim é que me sinto muito privilegiado de já ter cantado no meu show com alguns dos maiores nomes da música brasileira, como Preta Gil, Sandra Sá, Toni Garrido, Gloria Groove, Baco Exu do Blues, Linn da Quebrada, Tássia Reis, Dexter, Rappin' Hood, uma galera muito talentosa esteve comigo no palco de 'Ícaro e The rock Stars'", conta, orgulhoso.

"Fico muito feliz que essas estrelas tenham topado estar comigo no espetáculo, essas participações são para abrilhantar o musical, para trazer uma surpresa e novidade para o público. Nossa premissa é de ter um convidado diferente a cada noite justamente para a gente poder também apresentar para o público que não conhece algumas estrelas. Porque uma beleza do nosso espetáculo é que ele é para todas as idades, é um espetáculo livre. Só colocamos classificação de 12 anos por causa do horário, que é à noite. Mas, no geral, vai muita criança acompanhada dos pais", comemora.

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: André Hawk/Divulgação

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: André Hawk/Divulgação

Versátil e multimídia

Ícaro Silva também diverte com suas histórias, imitações e improvisações e, dessa forma, mostra seu carisma com a interação que realiza com o público, que sempre faz parte do show. "Acho que, desde criança, umas das capacidades que mais desenvolvi é a de me comunicar, de trocar com as pessoas, de falar com elas. E acho que o meu jeito mais expressivo de me comunicar é artisticamente, em cima do palco, onde me sinto muito vivo e inteiro", avalia.

O ator elogia a "mágica" que acontece a cada apresentação do espetáculo. "Cada noite é um novo encontro com novas pessoas. Tenho muita curiosidade em saber como elas enxergam a magia do teatro acontecendo. Essa mágica me interessa muito e toda noite fico caçando isso. Quero saber quem é o público, como o nosso espetáculo vai tocar aquele público. Eu basicamente vivo por essa sensação. Improvisar também tem a ver com isso, com a energia de cada público, com a forma como ele interage com uma piada ou outra", explica.

Ícaro gosta de ver a plateia de todas as idades. "O espetáculo não tem nada que criança não possa ver. Mas, às vezes, solto um palavrão e falo para as crianças: 'gente, desculpa!' (risos) Vão muitos pais levando seus filhos, muitos jovens, muitas pessoas da terceira idade. E eu acho um barato. O que eu acho muito legal também é que a maioria das pessoas que vai ver o espetáculo é preta. O Centro do Rio é muito democrático, é mais acessível para todos os públicos. A gente vê o quanto esse espetáculo de fato atravessa, toca, contempla muita gente preta e é para isso que ele foi feito. Fico muito feliz", diz.

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: André Hawk/Divulgação

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: André Hawk/Divulgação

Refletir o seu tempo

O espetáculo destaca o protagonismo negro. "A função do artista é refletir o seu tempo. A Nina Simone fala isso e eu concordo. Eu acho que é importante que a gente se posicione em relação às mudanças que precisam ser feitas no mundo. E sou um artista e gosto de me posicionar artisticamente, gosto de levar para o público essa reflexão a partir da arte, da música, da interpretação, da comunicação", avalia.

Ícaro Silva se diz muito sensível às questões do mundo. "Sou bastante sensível às questões que a gente vive na nossa sociedade. Então eu também gosto de contribuir de alguma maneira, mesmo que de uma forma pequena, com o debate, com a reflexão sobre as questões sociais que a gente enfrenta", acrescenta.

Para o artista, o espetáculo é pura cultura negra. "Acho que é uma questão das vivências de artistas pretos, então as questões sempre serão políticas naturalmente. Não tem como não ser político quando a gente fala de música preta. O espetáculo é um dos trabalhos que eu mais me divirto fazendo. Tenho muito orgulho de ter juntado essa galera para homenagear estrelas pretas com muito brilho e beleza", orgulha-se.

Ícaro Silva, aliás, já "causou" na web ao expor sua opinião. Ele já se desentendeu com Tiago Leifert, foi chamado de arrogante por ex-BBBs e escreveu carta a Juliana Paes, entre outras polêmicas. Questionado sobre a forma como reage à repercussão de suas falas nas redes, o ator argumenta que isso não tem a ver com ele. "Isso não tem a ver com a minha opinião, tem a ver com a forma como as pessoas reagem à minha opinião. Como é que a sociedade reage à opinião de um homem sexualmente livre, preto, em 2023? É essa a pergunta que a gente deve se fazer", opina.

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: André Hawk/Divulgação

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: André Hawk/Divulgação

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: André Hawk/Divulgação

Ícaro Silva no musical 'Ícaro and The Black Stars' — Foto: André Hawk/Divulgação

*Quem