Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
A grande noite do Grammy Latino 2024 coroou os vencedores de suas principais categorias nesta quinta-feira (14). A 25ª edição da premiação que celebra os artistas que brilharam no último ano aconteceu em Miami, nos EUA.
Anitta, indicada com "Mil Veces" a Gravação do Ano, fez uma performance intimista na cerimônia, mas acabou voltando para casa sem troféus. O gramofone foi para o veterano Juan Luis Guerra, com "Mambo 23". Ele também levou o prêmio de Álbum do Ano pelo "Radio Güira", categoria em que concorria Xande de Pilares com o disco "Xande canta Caetano".
O Brasil tinha ainda dois representantes na categoria Melhor Revelação do Ano: Cacá Magalhães e Os Garotin. Mas o troféu foi para a colombiana Ela Taubert.
Mais cedo, na première do evento, brasileiros fizeram a festa e celebraram seus prêmios nas categorias dedicadas à língua portuguesa.
Gravação do Ano:
Álbum do Ano:
Canção do Ano:
Melhor Artista Revelação:
Melhor Álbum Pop Vocal:
Melhor Álbum de Música Urbana:
Melhor Álbum Pop/Rock:
Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional:
Melhor Álbum de Música Mexicana Contemporânea
O cantor e compositor Jota.Pê, que esteve na temporada de 2017 do The Voice Brasil, levou o gramofone em três categorias: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira; Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira, por "Se o Meu Peito Fosse o Mundo", e Melhor Canção em Língua Portuguesa - Prêmio aos Compositores, por "Ouro Marrom".
Leonardo Esteves recebeu a estatueta de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa por "Erasmo Esteves", no lugar do pai, Erasmo Carlos, que morreu em 2022.
A Prèmiere, que contou com Luísa Sonza como uma das apresentadoras, premiou brasileiros como Lulu Santos, Xamã, Xande de Pilares, Gabriel O Pensador, Thalles Roberto, Os Garotin, Mariana Aydar e Mestrinho.