Aguarde. Carregando informações.
Entretenimento

Leandra Leal recorda morte do pai quando tinha 12 anos ao falar de 'A Vida pela Frente'

Leandra Leal recorda morte do pai quando tinha 12 anos ao falar de 'A Vida pela Frente'

(Imagem: Reprodução/Instagram)

Leandra Leal, 40 anos de idade, é idealizadora e diretora de A Vida pela Frente, nova serie Original Globoplay. A atriz também atua na trama, interpretando Tereza. Com um elenco formado por jovens talentos, ela contracena ainda com a mãe, a experiente Angela Leal, no papel de Olga. A história é ambientada na virada do milênio, entre 1999 e 2000, no Rio de Janeiro.

Ambientada no fim da década de 1990, Leandra diz que o trabalho resgatou várias de suas memórias, mas nega que a série seja autobiográfica. "A série foi inspirada na nossa adolescência, na virada de 1999 para 2000. Algumas coisas aconteceram com a gente, outras que a gente viu, ouviu... Não é um espelho, mas há inspiração em vivências nossas", afirma ela, que idealizou a trama com Rita Toledo e Carol Benjamin. A série começou a ser pensada em 2013 e conta ainda com direção de Bruno Safadi e a supervisão de roteiro de Lucas Paraizo.

Filha da atriz Angela Leal com o advogado Julio Braz, que morreu quando Leandra tinha 12 anos, a atriz conta que abordagem da morte foi um dos temas que levou para a série. "Na trama, eles precisam lidar com a perda de uma amiga. A gente (equipe de criação) viveu perdas importantes na adolescência. Eu perdi pai. É difícil, doloroso", diz ela, contando que a vida profissional a ajudou. "Tive muitas vivências emocionais densas na infância e na adolescência. Acho que o meu trabalho sempre foi um espaço de cura, não de peso. Ter trabalhado na adolescência foi muito importante para mim."

Leandra Leal e Ângela Leal — Foto: André Horta/Brazil News

Leandra Leal e Ângela Leal — Foto: André Horta/Brazil News

Após um trabalho como atriz mirim na versão original de Pantanal (Manchete, 1990), Leandra deu novos passos na carreira após a morte do pai e participou da série Confissões de Adolescente (TV Cultura, 1994), como Mariana, e conquistou um papel de destaque no núcleo jovem de Explode Coração (Globo, 1995).

Quem: A Vida pela Frente é um projeto idealizado e dirigido por você. Qual a sensação de lançá-lo? Leandra Leal: Confesso que fiquei um pouco nervosa e ansiosa para o lançamento deste trabalho. É um projeto superespecial para mim. Esta série foi gestada há quase uma década por mim, pela Rita e pela Carol. O Bruno é meu parceiro de outros projetos e ele topou dividir essa empreitada com a gente. Foi muito incrível dirigir com ele. Na série, há questões que procuramos apresentar com um olhar crítico. Estamos felizes em poder lançar este trabalho. É a realização de um sonho.

Há aspectos autobiográficos? A série foi inspirada na nossa adolescência, na virada de 1999 para 2000. Algumas coisas aconteceram com a gente, outras que a gente viu, ouviu... Falamos sobre uma fase da vida em que somos muito potentes, temos muita intensidade. É uma fase de descobertas e de primeiras vezes. Não é um espelho, mas há inspiração em vivências nossas.

Leandra Leal interpreta Tereza na série 'A Vida pela Frente' (Globoplay, 2023) — Foto: Divulgaçao/Globo

Leandra Leal interpreta Tereza na série 'A Vida pela Frente' (Globoplay, 2023) — Foto: Divulgação/Globo

Quais, por exemplo? Na trama, eles precisam lidar com a perda de uma amiga. A gente (equipe de criação) viveu perdas importantes na adolescência. Eu perdi pai. É difícil, doloroso. Na adolescência, você tem vontade de testar limites, você pensa que é eterno. Eu tinha vontade de falar sobre como adolescentes lidam com a morte. A série tem muito da gente (criadoras), mas não é autobiográfica. A gente acompanha como é o último ano de colégio de seis amigos e o que acontece no ano seguinte à formatura (do Ensino Médio). Estou apaixonada pelo elenco. Nossa história fala de uma fase muito especial, fala de perda e de como as pessoas lidam com um acontecimento trágico.

Quais cuidados tomaram ao tratar temas delicados? Abordamos temas difíceis, mas que precisam ter espaço e lugar de escuta. Queríamos falar com responsabilidade. Tive muitas vivências emocionais densas na infância e na adolescência. Acho que o meu trabalho sempre foi um espaço de cura, não de peso. Ter trabalhado na adolescência foi muito importante para mim.

Leandra Leal atuou na versão original da novela 'Pantanal' (Manchete, 1990) e participou da série 'Confissões de Adolescente' (Cultura, 1994) — Foto: Reprodução

Leandra Leal atuou na versão original da novela 'Pantanal' (Manchete, 1990) e participou da série 'Confissões de Adolescente' (Cultura, 1994) — Foto: Reprodução

A trama foi pensada para conquistar tanto quem foi adolescente nos anos 90, como também os adolescentes de hoje? Acho que conquista um público mais amplo. Abordamos o início da vida adulta, dilemas. A adolescência é uma fase disruptiva, incrível e constituinte de cada ser humano. É uma série que fala sobre o fim da adolescência, mas não é só para adolescentes. Falamos com sensibilidade e crueza. Queremos atingir os jovens, sim. Não queremos tratar os jovens e adolescentes como bobos. Tentamos falar com sensibilidade e jogando com honestidade.

Você foi adolescente nos anos 90. Quais lembranças da época? Não vou mentir: vivi bastante a minha adolescência (risos). Aproveitei, mas também trabalhei muito. Eu era uma adolescente com responsabilidades. Tive vivências emocionais muito fortes. Como disse, meu trabalho não era um espaço de peso, era um espaço de cura. Por ter trabalhado durante a adolescência, consegui segurar minha onda, me desenvolvi e fui acolhida. Trabalhar não foi um impeditivo para que eu vivesse.

Como avalia sua experiência como diretora? Sou uma atriz muito melhor depois de ter feito A Vida pela Frente. Eu me sinto mais confortável. É a primeira ficção que eu dirijo. Já havia dirigido o documentário Divinas Divas e trabalhado como produtora. Entender o processo só faz com que você se torne melhor. Como atriz, sempre personifiquei e vivi o sonho das outras pessoas. Eu amo ser atriz. Dirigi a partir do meu lugar como atriz. Depois que gravamos A Vida pela Frente, fui rodar um filme (Os Enforcados), como atriz, e foi um bálsamo, foi lindo.

Leandra Leal entre Nina Tomsic, Jaffar Bambirra, Henrique Barreira, Muse Maya, Flora Camolese e Lourenço Dantas — Foto: Jorge Bispo/TV Globo

Leandra Leal entre Nina Tomsic, Jaffar Bambirra, Henrique Barreira, Muse Maya, Flora Camolese e Lourenço Dantas — Foto: Jorge Bispo/TV Globo

*Quem