Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Se você é o tipo de pessoa que adora postar vídeos nas redes sociais com a música do momento, saiba que, se o ano fosse 1992, ao menos um desses conteúdos contaria com o hit "Dur Dur D'être Bébé". A canção -- cujo título pode ser traduzido para o português como "É Duro, Duro Ser Bebê" -- que ficou por semanas entre as mais ouvidas do mundo, é cantada pelo francês Jordy Lemoine, que à época tinha apenas quatro anos.
O sucesso foi tanto, que o menino entrou para o "Guiness Book", o "Livro dos Recordes", como cantor mais jovem a ter uma música no número um mundial e se apresentou nos quatro cantos do planeta. No Brasil, ele fez a alegria do público, encantada com o garotinho, ao participar dos extintos Domingão do Faustão (1989-2021) e "Hebe" (1966-2010).
O álbum "Pochette Surprise" contou ainda com a canção "Alison", que ganhou um clipe fofo, mas não fez o mesmo sucesso da música de estreia. Jordy se afastou dos holofotes em 1994, quando o governo francês o proibiu de aparecer em programas de rádio e televisão, alegando que o menino estaria sendo explorado pelos pais, a cantora Patricia Clerget e o produtor musical Claude Lemoine.
As acusações pioraram quando a família abriu um parque infantil chamado "A Fazenda de Jordy", que foi um fracasso comercial. Em 1996, o casal se divorciou e o menino voltou à escola e também a viver no anonimato, ressurgindo à vida pública quase uma década depois, em 2005, ano em que participou e venceu o reality "La Ferme Célébrités 2".
De acordo com a revista francesa "Closer", Jordy contou na autobiografia "Je Ne Suis Plus Un Bébé" -- que pode ser traduzida para o português como "Não Sou Mais Um Bebê" -- não ter se beneficiado dos lucros do primeiro álbum, pois seu pai havia dilapidado seu patrimônio. A publicação afirma ainda que o artista de 36 anos não mantém contato com Claude.
Em 2009, Jordy venceu uma batalha judicial contra a Columbia Records, recebendo o equivalente a 820 mil euros -- que, em valores atuais corresponde a cerca de R$ 5 milhões -- pelos direitos das músicas que gravou na infância. Ele usou parte do dinheiro para investir em um curso universitário.
Desde 2007, Jordy é vocalista da banda Jordy and the Dixies. Há pouco mais de uma década, ele se relaciona com Marion Le Strat, vice-gerente editorial de um conglomerado de mídia francesa, com quem tem dois filhos: Milo e Marceau, que têm cinco e três, anos respectivamente.
*gshow