Quinta-Feira, 22 de janeiro de 2026
Quinta-Feira, 22 de janeiro de 2026
g1 transmite anúncio, que começa às 10h30. 'O agente secreto' se destaca entre brasileiros, mas país ainda pode concorrer em montagem, fotografia, documentário e curta-metragem.
O Oscar 2026 tem tudo para ser o mais brasileiro de todos os tempos. A Academia de Cinema de Hollywood anuncia os indicados à sua premiação nesta quinta-feira (22), às 10h30, e o Brasil tem boas chances de concorrer em cerca de nove categorias.
Veja abaixo as principais perguntas e respostas da edição deste ano:
O anúncio vai ser transmitido pelo g1, a partir das 10h30, com apresentação dos atores Danielle Brooks ("Orange is the new black") e Lewis Pullman ("Thunderbolts*"). Clique aqui para assistir.
Para especialistas em premiações de Hollywood, "O agente secreto" tem chances em cinco categorias diferentes.
A obra brasileira tem indicações praticamente garantidas em melhor filme internacional e melhor ator, com Wagner Moura. Além disso, tem ganhado força na categoria principal, de melhor filme, que conta com dez indicados no total.
O filme de Kleber Mendonça Filho ainda aparece entre os prováveis indicados a melhor direção de elenco, uma categoria que faz sua estreia em 2026, e melhor roteiro original.
O Brasil ainda tem certo favoritismo para conseguir indicações em ao menos outras quatro categorias:
As chances variam. No caso de fotografia, Adolpho Veloso é considerado um dos favoritos até para levar o Oscar.
Na montagem, Affonso Gonçalves (que divide a função a diretora do filme, Chloé Zhao) cresceu nas últimas semanas e parece ter indicação garantida.
Os outros filmes têm chances principalmente por aparecerem nas pré-listas de 12 categorias, com 15 selecionados cada, divulgadas pela Academia em dezembro. Entre elas, "Apocalipse nos trópicos" parece ser a com melhores chances de conseguir a indicação de fato.
O Oscar 2026 acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como em 2025, a 98ª edição da premiação americana vai contar com o comediante Conan O'Brien como apresentador.
O evento terá a estreia da primeira nova categoria, melhor direção de elenco, desde 2002.
*G1